A necessidade do professor pesquisador

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2405 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A necessidade do professor pesquisador

Por Waldeci Moraes¹

“... formar é muito mais que do que puramente treinar o educando no desempenho de destreza...” (Paulo Freire)

Resumo

Este artigo tem como objetivo, refletir de forma crítica, a metodologia, dinâmica e compatibilidade do educador-pesquisador na questão da transmissão do conhecimento, tendo presente o contexto histórico queestamos vivendo, e o perfil do novo aluno frente às novas bases tecnológicas do mundo globalizado, que exigem a formação de um profissional mais autônomo, crítico e reflexivo. Para atingirmos tal objetivo, se fez necessário a pesquisa em loco dentro de um contexto histórico e bibliográfico. Num primeiro momento, faz-se uma análise histórica da profissionalização do educador no âmbito da sociedademoderna e sua relevância no sistema educacional brasileiro; de segundo momento, enfatiza-se a metodologia e conhecimento de tal profissional dentro da plataforma educacional vigente no Brasil; já num terceiro momento, aborda-se a concepção do conhecimento transpassado pelo professor aos jovens: perspectivas de um currículo disciplinar competente e útil; num quarto momento discorre-se sobre aimportância da pesquisa como base expansiva do conhecimento na construção de um sujeito mais perceptivo, autoconfiante e adaptativo ao seu meio ambiente. Por fim, tecem-se algumas considerações finais. Palavras-chaves: docência - educação – emancipação intelectual - pesquisa.

1. Introdução

Neste início de século, as exigências colocadas pelo avanço do conhecimento científico e da tecnológica,combinadas com um modelo econômico, que exige a competição mercadológica levada aos extremos, à educação tem sido alvo de várias discussões em todos os setores da sociedade, principalmente nos meios governamentais, que pretendem trazer em seus projetos para o setor esses modelos econômicos, assim como os modelos educacionais pré-existentes em países economicamente estáveis. A positividade de todo essedebates é, nunca se discutiu tanto educação antes como na atualidade. O período histórico que estamos vivenciando, nos coloca em um cenário político globalizado com paradigmas cada vez mais complexos, que exigem um processo de desenvolvimento intelectual mais acelerado. Tal procedimento nos conduz a um processo de adaptação relevantemente dinâmico e inovador no contexto socializado. Mas, qual é osignificado disso tudo na política educacional? Que relação existe entre este acelerado e crescente acúmulo de conhecimento com a formação profissional do educador e a sua atuação no âmbito escolar? Nesses tempos atuais o professor enfrenta um grande desafio, como tornar interessante e dinâmico a arte de educar em frente à exigência do avanço unilateral do conhecimento. Exige-se uma educaçãoatualizante e expansiva, uma educação direcionada para a formação de um homem novo, consciente de suas capacidades, detentor de senso crítico, transformador de sua realidade e criador de uma nova sociedade. Por isso tudo o papel do educador tornou-se muito mais importante nesse conflito de prioridades como aquele, que no caso da emancipação educacional, terá a responsabilidade de “conduzir” o iniciado naquestão referencial elucidativa, do aprendizado e da conscientização do poder “libertador” do conhecimento, e de sua capacitação como pessoa e personalidade.

2. A conscientização do educador quanto a sua responsabilidade

Se a escola tem um importante papel no fator educativo, o que não dizer do professor? A problemática atual da educação no Brasil é certamente, o reflexo das característicasdos diversos períodos da educação brasileira, na qual a relação contraditória não condiz com as realidades econômicas, sociais e as transformações culturais e políticas pelos quais o Brasil tem passado nos últimos tempos, além de que as lutas pelo poder político, onde a educação é usada como instrumentos ideológicos de dominação e submissão, permanecendo e fortalecendo a desigualdade social....
tracking img