A mulher na sociedade - do anonimato a glória

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1897 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1- A MULHER NA HISTÓRIA

Se traçarmos um panorama histórico, ainda que rápido constataremos que a sujeição da mulher em relação ao homem vem desde a antiguidade, assim como a luta para serem reconhecidas e terem seus diretos respeitados como seres humanos, não obstante a existência de mulheres que se destacaram, naquelas épocas remotas, em diferentes setores da atividade social.
Seretornarmos a Pré-História verá que o papel representado pela mulher era tão importante quanto o do homem, já que cabia a ela a tarefa da coleta de alimentos.
No Brasil, logo após Portugal ter tomado posse destas terras, a mulher européia que pra cá veio, teve uma liberdade invejável, frente à opressão que vivia as mulheres na Europa. Isto porque estavam em números bastante reduzidos e, portantovalorizado. As mulheres da classe mais baixa, ou seja, aquelas que não estavam destinadas a se casarem com homens com algum tipo de posse ou riqueza, aquelas que tinham que trabalhar para viverem, podiam ir e vir à hora que bem entendessem, poderia escolher seus parceiros, o pai de seus filhos, se queriam ou não continuar vivendo com quem estavam. Não havia ainda a presença da Igreja; portanto asociedade era bastante flexível.
As mulheres nesse período criavam seus filhos, os filhos trazidos pelo companheiro, os filhos dos vizinhos quando esses perdiam sua mãe. Nossa sociedade estava engatinhando, os homens que para cá vieram estavam em busca de um enriquecimento rápido. Eram verdadeiros andarilhos e, em cada local por onde andavam, deixavam a mulher que os havia recebido de braços abertos eque sabia que, mais dia ou menos dia, seria abandonada.
Quando Portugal decidiu colonizar definitivamente o Brasil, trouxe a Igreja para organizar e regrar a sociedade e, para a mulher foi imposta uma nova conduta para que fosse aceita na sociedade que surgia.
Sob a organização do Antigo Sistema Colonial, a vida feminina estava restrita “ao bom desempenho do governo doméstico e na assistênciamoral da família” fortalecendo seus laços. O homem, por sua vez, tinha seu papel centrado na provisão da mulher e dos filhos, concentrando o poder de decisão na família.
Os encargos do matrimônio, no que se refere à manutenção do casal e proteção de bens, cabiam ao homem. A essa proteção cabia à mulher responder com obediência. A sociedade tornou-se patriarcal, o homem fazia o que bementendesse com os seus familiares e agregados. Quando casavam, as mulheres saíam do jugo de seus pais para entrarem no jugo de seus maridos, que faziam o que bem entendiam com suas esposas.
Aquela que na gerava filhos poderia ser devolvida para sua família, mantida em casa sofrendo toda sorte de humilhação ou mandada para um convento ou hospício (quando estes foram criados). Sempre com ajuda da policiaque mediante pagamento de suas despesas a internavam em um desses locais.
Contrariando as normas estabelecidas pela Igreja, defensora primeira do matrimônio, grande parte das mulheres pobres estava inserida, num cenário familiar caracterizado pela ausência dos maridos, companheiros instáveis, mulheres chefiando seus lares e crianças circulando em outras casas e sendo criadas por comadres,vizinhas e familiares.
As mulheres passaram a se ver como chefes de suas casas e de suas famílias, já que foram obrigadas a lutar sozinhas por sua sobrevivência e pela sobrevivência dos filhos.
A luta pela sobrevivência familiar determinou uma maior ligação entre mães e filhos no que diz respeito ao trabalho, com a divisão das tarefas cotidianas necessárias para obtenção de sua sobrevivência.
Ésabido que a I e II Grandes Guerras determinaram maior participação das mulheres nas atividades produtivas, em vista da mobilização dos homes para as frentes de combate. E desde então, e cada vez mais, as mulheres abandonaram o galope de cavaleiros andantes, de um ideal meio lírico de libertação, vendedor de ilusões, posicionando-se lado a lado com os homens, na estrada da grande aventura...
tracking img