A obra de affonso eduardo reidy

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2076 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A obra de Affonso Eduardo Reidy



PROJETOS

ATERRO DO FLAMENGO

Vista superior do Parque

O Aterro do Flamengo, oficialmente Parque Brigadeiro Eduardo Gomes, é um complexo de lazer no Rio de Janeiro, no Brasil. Foi construído sobre aterros sucessivos na Baía de Guanabara.

Vista de satélite do Parque

Parque do Flamengo - Perímetro do tombamento. Representação do perímetro detombamento sobre a planta geral (1965), assinalando a faixa de 100 metros em toda a extensão litorânea do Parque do Flamengo, margeado por praias artificiais e pedras [MINC/IPHAN/6ªSR].

O aterro do Flamengo é concebido dentro da ideia de se resolver o problema viário no Rio de Janeiro, este conhecia uma expansão metropolitana com grande aumento de fluxos migratórios. A ideia de se fazer um aterrovem da administração municipal tentar evitar os grandes gastos com a desapropriação para o alargamento das vias .

Perspectiva do projeto de Burle Marx

A ideia de se criar um parque nesse trecho causou confrontos entre o arquiteto e os administradores municipais, que a consideravam inviável, no entanto a criação de um “parque ativo” destinado as grandes massas e não só aos moradores da zonasul ganha força quando ele desenvolve o projeto do Museu de Arte Moderna integrado ao parque, que é desenvolvido em 1962.

Avenida antes da instalação do Aterro para o parque

Avenida antes da instalação do Aterro para o parque

Dessa forma a cidade ganha um parque sem precedentes em escala até então, criando um espaço extremamente agradável e do domínio de todos. Com projetos paisagísticosimportantes de Burle Marx, articulando a natureza e a técnica de maneira extremamente harmônicas, representando um sonho de ordem social.

Foto noturna do Parque
Foto noturna do Parque

MUSEU DE ARTE MODERNA DO RIO DE JANEIRO

* O museu foi inaugurado em 1948, por iniciativa de um grupo de empresários presidido por Raymundo Ottoni de Castro Maya. É uma organização particular sem finslucrativos, fruto do contexto cultural e econômico que o Brasil vivenciou no segundo pós-guerra, em que se observou a diversificação dos equipamentos culturais deste país, a aquisição de um valioso patrimônio artístico e a assimilação das correntes artísticas modernas.

* Palco de diversos acontecimentos de grande relevância na vanguarda artística brasileira, o museu amealhou ao longo de suahistória uma coleção de arte moderna altamente representativa - a maior parte, entretanto, perdida no trágico incêndio de 1978. Conserva hoje aproximadamente 11 mil objetos, grande parte proveniente da Coleção Gilberto Chateaubriand, depositada em regime de comodato no museu em 1993.

* Obra máxima de seu criador, o arquiteto carioca Affonso Eduardo Reidy, o Museu de Arte Moderna do Rio deJaneiro situa-se no Parque do Flamengo, próximo ao Aeroporto Santos Dumont, em um cenário privilegiado.

* Pensado para dialogar com a paisagem, a horizontalidade da composição para fazer frente ao perfil dos morros cariocas, as fachadas envidraçadas, trazendo para o interior o paisagismo de Burle Marx.

* O projeto de Reidy apresenta-se racionalista e plástico a um só tempo. Não hádistância entre a estrutura e a aparência final. Os vãos livres têm um fim prático: a liberdade de composição oferecida ao espaço expositivo, o convite ao jardim no plano térreo. Do cuidado com o concreto aparente à escolha dos granitos e pedras portuguesas.

Vista área do Museu e seu entorno

Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro

Corte transversal

* Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiroé um exemplo de resposta inventiva do arquiteto às demandas de uso, do lugar e da construção. 

* A estrutura externa em pórticos que atiranta a laje do segundo pavimento permite a liberação integral do pavimento e a abertura integral dos espaços internos, descortinando a paisagem da Baía da Guanabara.

* A solução do apoio em “V” equilibra os esforços na base do pórtico por gerar um...
tracking img