Pesquisa conjunto habitacional pedregulho - rj

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5884 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Arquitetura Moderna no Brasil – Pedregulho de Affonso Eduardo Reidy

O conjunto habitacional de Pedregulho em São Cristóvão, Rio de Janeiro, projetado por Affonso Eduardo Reidy, a partir de 1947, ganhou um prêmio na Bienal Internacional de São Paulo de 1953, por sua solução funcional e estética, que faz com que até hoje esse conjunto se destaque no panorama da produção dos arquitetos modernosbrasileiros, em especial da chamada escola carioca.

[pic]

vista aérea do conjunto – Google Earth
Localizado no bairro de São Cristóvão, Rio de Janeiro, o Pedregulho compõe a face social da arquitetura de Reidy, ao lado da Unidade Residencial da Gávea (1952) e do Teatro Armando Gonzaga (1950), em Marechal Hermes. Um dos maiores nomes da arquitetura moderna brasileira, Reidy tem grande atuaçãocomo urbanista, participando de diversos projetos para a cidade do Rio de Janeiro, desde 1929, quando trabalha com Alfred Agache na elaboração do plano diretor da então capital federal. A partir de 1932, responsável pelos serviços de arquitetura e urbanismo da Prefeitura do Rio de Janeiro, envolve-se com uma série de soluções para a área central da cidade, das quais uma das mais famosas é aurbanização do Aterro do Flamengo. O Pedregulho, elogiado por Max Bill (1908 – 1995), em 1953, e por Le Corbusier (1887 – 1965) em sua passagem pelo Brasil, em 1962, marca um momento de reconhecimento internacional das obras arquitetônicas e urbanísticas de Reidy.
[pic]
planta de conjunto, que além das unidades habitacionais tem prédios com serviços públicos

[pic]

foto de Marcel Gautherot –Instituto Moreira Salles
O Conjunto Habitacional Pedregulho abriga blocos residenciais e áreas de serviços comuns: jardim-de-infância, maternal, berçário, escola primária, mercado, lavanderia, centro sanitário, quadras esportivas, ginásios, piscina, vestiários e centro comercial. Na concepção arquitetônica do complexo, com 328 unidades, cada obra é definida por um volume simples, integrado a umconjunto mais amplo, onde a forma indica a diferença de funções: o paralelepípedo destina-se aos prédios residenciais; o prisma trapezoidal aos edifícios públicos; e as abóbadas, às construções desportivas. A intenção de manter a vista da baía de Guanabara para todos os apartamentos leva Reidy a projetar uma grande construção sobre pilotis, que dribla o declive natural da área pelo uso de passarelas,e uma avenida posterior no topo do terreno, recursos que dispensam elevadores. Os pilotis de alturas variáveis constituem outra solução original empregada em função dos desníveis do solo. A peça-chave de todo o conjunto é o grande edifício construído no alto, de planta serpenteada, que acompanha as condições naturais do terreno.
[pic]

Foto de Carmem Portinho

[pic]

bloco residencial –foto de 2008
website cosmopista – foto de Pedro Vanucchi
[pic]

escola e academia foto de 2008
website cosmopista – foto de Pedro Vanucchi
[pic]

vista do painel de azulejos – 2008
website cosmopista – foto de Pedro Vanucchi
Especial atenção é concedida ao conjunto escola-ginásio-vestiários, considerado a obra mais original do complexo. A escola de Pedregulho é concebida como um prismatrapezóide montado sobre pilotis, com amplo pátio coberto no térreo. As salas de aula, localizadas na face sul, dão para um terraço particular. Os contatos do interior com o exterior são intensificados pelo uso de portas-janelas e de lâminas de vidro. A fachada inclinada garante a luminosidade e as aberturas no topo das divisórias entre as salas e o corredor asseguram a ventilação, também reforçadapelo emprego de uma trama de cerâmica no limite do corredor. A escola encontra-se integrada às dependências esportivas pelo desenho da cobertura e pelos contrapontos formais acionados: os arcos e o fechamento do ginásio contrastam com o traçado reto e com a arquitetura vazada das escolas. Como elemento decorativo, um grande painel de azulejos feito por Candido Portinari (1903 – 1962) para o...
tracking img