A morte e a morte de quincas berro d'agua

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2224 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O livro, dividido em 12 capítulos, começa com a confusão sobre a morte de Quincas Berro D’água, havia muitas testemunhas, entre elas destaca-se Mestre Manuel e Quitéria do olho arregalado, mulher de uma só palavra. No entanto, há quem conteste seus testemunhos e neguem o momento em que Quincas Berro D’Água se atirou no mar da Bahia e nunca mais voltou.
A narrativa apresenta um narrador emprimeira pessoa, onisciente e onipresente. Como podemos ver logo de inicio, com a fala do próprio narrador: “Não sei se esse mistério da morte (ou das sucessivas mortes) de Quincas Berro D’água pode ser completamente decifrado. Mas eu o tentarei, como ele próprio aconselhava, pois o importante é tentar, mesmo o impossível.”.
A família de Quincas era composta por sua filha, se genro que era funcionáriopúblico com carreira promissora, tia Marocas e seu irmão caçula, que era comerciante. Sua família não aceitara sua decisão de largar o trabalho e viver pelas ruas bebendo, e culpavam seus novos amigos por essa mudança ocorrida e que causava vergonha na família, já que Quincas ficara mal falado pela vizinhança. Logo a primeira morte de Quincas Berro D’Água se dá quando o mesmo resolve abandonar seuemprego de funcionário público e sair de casa. Mesmo que não tenha sido física, fora moral.
Por ruas e ladeiras em frente ao mercado e na Feira de Água dos meninos, bêbados, contrabandistas e jogadores contavam os momentos finais de Quincas Berro D’Água e segundo a família desrespeitando a memória do morto. Pelo Elevador Lacerda a notícia da morte de Quincas também corria e por lá passava muitagente, inclusive colegas de repartição de Leonardo Barreto (genro), que se sentia humilhado.
Já podemos então perceber que o protagonista da história é Joaquim Soares da Cunha ou Quincas Berro D'Água, que muitas horas funcionam como dois personagens completamente diferentes um do outro, após o dia que abandona sua família, que seriam seus antagonistas, as “jararacas” Otacília (esposa) e Vanda(filha) e os “bestalhões”, Leonardo (genro) e Eduardo (irmão), sem esquecer-se da irmã Marocas (“saco de peidos”, segundo Quincas), personagens secundários.
“Segundo eles, Quincas Berro Dágua, ao morrer, voltara a ser aquele antigo e respeitável Joaquim Soares da Cunha, de boa família, exemplar funcionário da Mesa de Rendas Estadual, de passo medido, barba escanhoado, paletó negro de alpaca, pastasob o braço, ouvido com respeito pelos vizinhos, opinando sobre o tempo e a política, jamais visto num botequim, de cachaça caseira e comedida. Em realidade, num esforço digno de todos os aplausos, a família conseguira que assim brilhasse, sem jaça, a memória de Quincas desde alguns anos, ao decretá-lo morto para a sociedade. Dele falavam no passado quando, obrigados pelas circunstâncias, a elese referiam. Infelizmente, porém, de quando em vez algum vizinho, um colega qualquer de Leonardo, amiga faladeira de Vanda (a filha envergonhada), encontrava Quincas ou dele sabia por intermédio de terceiros. Era como se um morto se levantasse do túmulo para macular a própria memória: estendido bêbedo, ao sol, em plena manhã alta, nas imediações da rampa do Mercado ou sujo e maltrapilho, curvadosobre cartas sebentas no átrio da igreja do Pilar ou ainda cantando com voz rouquenha na ladeira de São Miguel, abraçado a negras e mulatas de má vida. Um horror!”.
Seus amigos, também secundários, são Curió, Negro Pastinha, Cabo Martim e Pé-de-vento que o tratam como um pai, um mestre. Há também no enredo a sua amante, a bela negra Quitéria do Olho Arregalado, que o chamava de Berrito. Entretantas outras figuras do Tabuão.
Em uma manhã, um santeiro da Ladeira do Tabuão chegou aflito a casa dos Barreto e comunicou Vanda (a filha) e Leonardo que Quincas havia sido encontrado morto em sua ‘pocilga’, tanto a filha quanto o genro suspiraram aliviados com a notícia, pois de agora em diante ninguém mais encontraria com Quincas dormindo na rua de tão bêbado e a memória de Joaquim Soares da...
tracking img