Resernha critica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (640 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade anhembi morumbi
ISADORA CRISTINA VASCONCELOS COSTA

MOBILIDADE, IDENTIDADE E GASTRONOMIA

Belo Horizonte
2012

ISADORA CRISTINA VASCONCELOS COSTA

MOBILIDADE, IDENTIDADE EGASTRONOMIA

Resenha crítica apresentada como exigência parcial para a disciplina História e Patrimônio, do curso Graduação Tecnológica em Hotelaria da Universidade Anhembi Morumbi, sob a orientação daProf. Graziela Arabe Milanese.

Belo Horizonte
2012

MOBILIDADE, IDENTIDADE E GASTRONOMIA

Maranhão, Ricardo. Mobilidade, Identidade e Gastronomia. VI Seminário da Associação Brasileira dePesquisa e Pós-Graduação em Turismo. 2009. São Paulo. 11 p.

Ricardo Maranhão é um doutor em história pela Universidade de São Paulo, professor de gastronomia da Universidade Anhembi Morumbi eCoordenador do Centro de Pesquisas em Gastronomia Brasileira. Com este trabalho ele procura examinar a hipótese de que a extrema mobilidade geográfica, representada pela interminável saga das migraçõesinternas brasileiras, é responsável pela veiculação de valores e hábitos culturais em geral, e alimentares em particular, capazes de moldar a própria construção de uma cultura brasileira e uma identidadeculinária nacional.
De acordo com Ricardo Maranhão, a região Nordeste perdeu mais gente do que todas as outras regiões brasileiras. Entretanto, ele ainda afirma que não são só os nordestinos saem desuas terras para outros universos. Um estudo realizado pelo IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) em 2010 mostra exatamente o que foi exposto pelo professor. Os maiores fluxos migratórios sedão de dentro da região Sudeste e do Nordeste para o Sudeste. Segundo este estudo, migra-se de uma região para outra – ou internamente às regiões – com a intenção de melhoria das condições pessoaisou da família. Migra-se para atenuar as dificuldades vividas na origem, sejam ligadas ao baixo dinamismo das economias locais ou às vulnerabilidades e carências no sistema de proteção social.
Neste...
tracking img