A morte e a morte de quincas berro d'agua

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1824 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SÃO PAULO - SP
2012
Não há clareza sobre hora, local e frase derradeira.
Narrada em terceira pessoa, a obra “A morte e a morte de Quincas Berro D’Água” retrata a morte do rei dos malandros, Quincas Berro D’Água, protagonista da estória, disseminando toda a magia do ambiente, entre ladeiras e becos baianos que circunda as histórias fantásticas dos cantadores de feira, do povo humilde quese utiliza da oralidade, da notícia que ainda se leva de boca em boca.
O tempo da narrativa é trabalhado de forma alinear, sem principio, meio e desfecho dos fatos. Retratada no passado, observando no trecho a seguir...
“Lembrava-se também da fisionomia do pai quando ela lhe comunicara a próxima visita de Leonardo, afinal resolvido a solicitar-lhe a mão...”
O narrador na condiçãode onisciente apessoal nos antecipa os mistérios e as lacunas que permaneceram sem explicação na morte de Quincas Berro D’Água. Também ficamos sabendo que Quincas já teria outra morte, o que aconteceu quando abandonou a família para viver de malandragem. A filha e o genro anteciparam para a próxima geração que o avô Joaquim, homem respeitável, já havia falecido. Então, Joaquim, ao se transformarem Quincas, teria a sua primeira morte, ao se desligar da família. Se a morte não foi física, pelo menos foi moral. Quincas era uma vergonha para a família. De fato o personagem seria um recordista de morte, somando ao todo pelo menos três. Através de discurso indireto livre, o narrador nos adverte:
"Não sei se esse mistério da morte (ou das sucessivas mortes) de Quincas Berro D'Água podeser completamente decifrado. Mas eu o tentarei como ele próprio aconselhava, pois o importante é tentar, mesmo o impossível.”
Vemos o perfil de Joaquim Soares da Cunha, segundo a família: de boa família, exemplar funcionário da Mesa de Rendas Estadual, ouvido com respeito, todo burguês, jamais visto em botequim. Este é o Quincas que existia, quando resolveram decretá-lo morto para asociedade. Quando a filha Vanda ou o genro Leonardo sabiam alguma notícia de Quincas através de vizinhos ou terceiros era como se um morto se levantasse do túmulo. A família fica sabendo através de um santeiro que Quincas estava espichado, morto em uma pocilga miserável. E é neste quarto sórdido e soberbo que transcorre grande parte da obra, sendo o aposento de Quincas o espaço da narrativa. A famíliasuspirou com alívio, poderia falar do Joaquim exemplar: bom pai, bom esposo. Fora encontrado por uma nega vendedora de mingau. Encontrou-o com o dedão do pé direito fora da meia rasgada e de sapato no chão. O santeiro espanta-se ao ver onde a família de Quincas morava e pergunta o motivo dele se encontrar naquela miséria: se foi traição da mulher. O genro retruca que a sogra, a Dona Otacília, era umasanta. Porém, na fotografia de Otacília, o santeiro vê um osso duro de roer. A família começa a tomar as providências para o velório.

A filha Vanda chega à pocilga, e recorda do quanto tentara trazê-lo de volta em vão. O defunto, aposentado, bom esposo...
"era um morto pouco apresentável, cadáver de vagabundo falecido ao azar, sem decência na morte, sem respeito, rindo-secinicamente, rindo-se dela (...). Cadáver para necrotério, para ir no rabecão da polícia servir depois aos alunos da Faculdade de Medicina (...) Era o cadáver de Quincas berro d'água, cachaceiro, debochado e jogador, sem família, sem lar, sem flores e sem rezas. Não era Joaquim Soares da Cunha, correto funcionário da Mesa de rendas Estadual.
Vanda, como a personagem antagonista, indaga-secomo pode um homem, aos cinquenta anos, abandonar tudo e começar nesta idade "a vagabundear pelas ruas, beber nos botequins baratos, frequentar o meretrício, viver sujo e barbado, morar em infame pocilga, dormir em um catre miserável?" Loucura de hospício não era, por mais que tentasse não conseguiria compreender. A cachaça apresenta-se também como uma antagonista, pelo fato de ser uma causadora da...
tracking img