A moeda e a troca

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3041 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução

É difícil imaginar alguém que produza todos os bens de que necessita. Aquilo que cada um não produz obtém-no trocando o que tem excesso por aquilo que lhe faz falta.
No presente trabalho que lhe é apresentado debruçaremos conceitos relacionados com a moeda, onde abordamos sobre os conceitos, funções, evolução, troca e classificação de acordo com vários autores.
A moeda é,portanto, um bem de aceitação generalizada que se utiliza como intermediário nas trocas, isto é, em todos os actos de compra e venda de bens e serviços. A moeda surge, assim, como um bem que todos os indivíduos aceitam sem contestação e que é utilizada para medir o valor de todos os bens e serviços. Este facto explica o incremento que a actividade comercial conheceu nos últimos anos.
A primeiravista, a troca directa é o sistema mais simples de fazer transacções, se uma pessoa tem algo que não quer deve trocar com aquilo que prefere. Para que uma troca se realize é preciso que quem tem algo para trocar encontre alguém que quer aquilo. O que as sociedades faziam antes de existir moedas era criar locais onde todos os que tinham para trocar se encontravam, transaccionavam e definiam os preços.No entanto estes todos métodos eram diferentes e reduziam o número de trocas que se realizavam, reduzindo assim o bem-estar potencial. Por isso desde cedo algumas sociedades lembraram-se de um truque simples: se houvesse um bem a que todos dêem valor, todos estariam dispostos a aceitarem trocas do que é seu assim pode passar a fazer-se sempre duas transacções em vez de uma (ou em vez de muitas)para trocar.


2. Conceitos da Moeda
No seu sentido mais lato, o termo moeda designa qualquer meio de pagamento ou meio de troca de aceitação generalizada, isto é, um activo que pode ser utilizado na troca para obtenção de produtos ou serviços.
De acordo com Frederic S. Mishkin a moeda tem um significado diferente de renda ou riqueza. Moeda é qualquer coisa geralmente aceite como pagamentopor bens ou serviços ou no repagamento das dividas.
Para Henry Guilton, a moeda é um instrumento cuja finalidade é dar a que a possui um determinado poder de compra (no sentido económico). O seu aparecimento deve-se a uma tentativa de resolução das dificuldades do processo de evolução económica e social e não de decisão governamental. A sua capacidade de ser reservatório de valor e a suapossibilidade de servir como padrão de pagamentos, dai se pode repreender a vital importância que a moeda assume na vida de cada um e, consequentemente na vida de todos nos.
Alem disso a moeda permite também, sempre que se possui em excesso a possibilidade de ser entesourada (poupada) o que por sua vez fornece a capacidade de investimento de determinada pessoa, empresa ou estado. Ora o investimento criapor seu lado novas possibilidades económicas de vivencia social.
Por isso a moeda é dos componentes mais importantes na planificação sócio e económico de um estado sendo consequente uma dimensão obscura da política. A moeda é o poder que ocupa certamente o capitulo rebarbativo da ciência económica.

3. Natureza da Moeda
Questionamos muitas vezes o porquê da importância atribuída hoje em diaa moeda e a espantosa transformação por esta sofrida, desde uma materialização física clara e transporte pessoal.
As duas afirmações seguintes caracterizam não apenas aspectos da natureza da moeda mas também ópticas da mesma representativa de uma evolução histórica: de acordo com Frederic S. Mishkin afirma que “a moeda não é apenas um instrumento de troca mas é o próprio objecto de procura eoferta para fins de entesouramento e de reserva de valor tendo um papel a desempenhar nos ciclos económicos” – economista moderno eis como em termo simplificados se punha a questão controvertida da neutralidade da moeda.
Não há definição propriamente do conceito de moeda a sua etimologia conduz-nos a palavra latina “moneta”, mas sabemos que a moeda é muito anterior a civilização e cultura romana....
tracking img