Moeda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2758 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

A moeda está estreitamente relacionada com a história e o estágio de evolução da humanidade. Hoje, o uso da moeda na economia é tão generalizado que se torna difícil imaginar o funcionamento do sistema econômico sem a mesma. O individuo pode expandir seu poder de compra e obter da sociedade direitos através da moeda, para suprir suas necessidades e desejos.
Para entender o seusurgimento, é preciso entender sobre o funcionamento do escambo, uma vez que este força a auto-suficiência pela dificuldade da troca direta, isto sem pensarmos no tempo que se perderia nas transações. A moeda supera estas dificuldades e permite que cada um se especialize na produção em que for mais capaz. O escambo provoca a necessidade do surgimento de um novo processo de troca. Por este motivo,muitos povos iniciaram a utilização de um bem comum, com um determinado valor, para intermediar as trocas de mercadorias. Em conseqüência das novas necessidades, a moeda foi sendo aperfeiçoada passando por enumeras fases.
A moeda exerce, ao mesmo tempo, as funções de troca, reserva de valor, medida de valor e padrão de pagamento entre outros. Dessa maneira, a utilização da moeda possibilitou tantoo desenvolvimento do comércio como também as instituições bancárias das nações ao longo da História.
No Brasil, vários foram os fatos que impactaram a história da moeda. Em cada um desses momentos históricos o suprimento, a aceitação e até as próprias funções da moeda foram fortemente modificados.
A aceitação generalizada de determinados produtos recebidos em pagamento das transaçõeseconômicas, configura a origem da moeda. Entre os instrumentos criados e continuamente melhorados pelo homem, a moeda aparece como um dos mais preciosos para atuar sobre a atividade econômica. Sem ela, nenhum progresso material e humano teria sido ou seria possível.
Ela é hoje parte integrante da sociedade, por isso, o estudo dos problemas suscitados pela moeda é considerado bastante delicado, pois grandeparte do seu valor provém do julgamento e do comportamento daqueles que a utilizam: os indivíduos, os grupos e as nações.

ETIMOLOGIA

O termo moeda se atribui ao latim moneta, “moeda”, o nome do nome do lugar onde se cunhavam moedas na Roma antiga: em uma casa situada ao lado do templo da deusa Juno Moneta, sob cuja proteção se encontrava. O sobrenome "Moneta" foi atribuído à deusa peloescritor latino Livio Andronico depois que os gansos que viviam em redor do templo, no monte Capitolio, advertiram com seus grasnados aos romanos de um ataque dos gauleses. Avisar, em latim, é "monere" (de onde provêm "admoestação" e "monitor") e a deusa, a quem se atribuiu o aviso dos gansos, foi chamada desde então Juno Moneta. Devido à vizinhança do templo com a casa onde se fundiam os denarios(daí "dinheiro"), as moedas tomaram esse nome.

SIGNIFICADO

Segundo os economistas, moeda é tudo aquilo que é geralmente aceito como pagamento por bens e serviços e também como pagamento ou liquidação de dividas. Também é conhecida como a unidade representativa de valor aceita como instrumento de troca numa comunidade. Por exemplo, dinheiro, como notas ou moedas metálicas, é uma forma de moeda.No entanto, considerar apenas dinheiro como moeda é muito restritivo, pois pode-se comprar mercadorias como outras formas de pagamento, como por exemplo, cheques. Moeda também é o que os economistas chamam de ativo, que é algo de valor que se pode possuir. A moeda mais todos os outros ativos do individuo compõem o que se chama de riqueza. Entretanto, apenas os ativos que servem como meio de trocapodem ser chamados de moeda.
A moeda corrente é a que circula legalmente num país. Moedas fortes são as que têm curso internacional, como instrumento de troca e reservas de valor.
É importante perceber que existem diferentes definições de “moeda”: o dinheiro, que constitui as notas (geralmente em papel); a moeda (a peça metálica); a moeda bancária ou escritural, admitidas em circulação;...
tracking img