A ludicidade no desenvolvimento e aprendizado da criança nas séries iniciais da educação infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 28 (6979 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA

ADRIANA DE MENDONÇA BUGLIA

A LUDICIDADE NO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZADO DA CRIANÇA NAS SÉRIES INICIAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

CAJAMAR/SP
2010
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA

ADRIANA DE MENDONÇA BUGLIA

A LUDICIDADE NO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZADO DA CRIANÇA NAS SÉRIES INICIAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Trabalho deConclusão de Curso apresentado à Faculdade Internacional de Curitiba, como requisito parcial para obtenção do Título de Pedagogo.

CAJAMAR/SP
2010

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO ....................................................................04

1.1. Identificação .......................................................................... 04
1.2.Justificativa............................................................................ 07

2. DESENVOLVIMENTO ........................................................08

2.1. Brincadeiras cantadas e educação ................................................15
2.2. Exemplos de algumas atividades de ação educativa........................... 21

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS ............................................... 24

4. REFERÊNCIAS.................................................................. 27

IDENTIFICAÇÃO

Nome: Adriana de Mendonça Buglia
RU: 220910
Telessala:Colégio Vera Zucchi/ Cajamar
Tutor: Vera Lúcia Ramos Zucchi
Estado: São Paulo

Tema: A LUDICIDADE NO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZADO DA CRIANÇA NAS SÉRIES INICIAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Problema: É possível utilizar a ludicidade como instrumentopedagógico nas séries iniciais de uma escola de educação infantil?

Este texto trata de reflexões pertinentes a uma das possibilidades do "brincar" - as brincadeiras cantadas - fornecendo elementos pedagógicos para o seu desenvolvimento no contexto educacional. Tal intuito não se encontra desvencilhado das problemáticas que tocam o "brincar" na sociedade contemporânea, sendo ainstrumentalização da infância por meio do trabalho e das obrigações precoces uma das questões abordadas.
Partindo de referenciais teóricos que investigam o universo da criança e de experiências no campo pedagógico, é que as brincadeiras cantadas são aqui tratadas como formas lúdicas de brincar com o corpo a partir da relação estabelecida entre movimento corporal e expressão vocal, seja na forma demúsicas, frases, palavras ou sílabas ritmadas, integrando a cultura popular ou fazendo parte das criações contemporâneas.
O trato com este conhecimento, levando-se em consideração a criança em suas condições sociais, capacidades de movimento, autonomia e produção cultural, podem contribuir para a compreensão da multiplicidade cultural do universo lúdico infantil, bem como para a valorização do"brincar" no processo educativo.
Como estudamos em Piaget, o jogo é importante no desenvolvimento da criança, pois o brincar faz com que a criança crie um ambiente simbólico, vivenciando "no faz de conta" a realidade. É interessante ressaltar também que o ato de brincar é intrínseco no ser humano, todos nós nascemos com a capacidade de imaginar e criar situações que se aproximam darealidade.
Por esses motivos o brincar desenvolve os aspectos cognitivo e social da criança pois, quando ela brinca com outras crianças, está interagindo e apropriando-se do relacionamento interpessoal, relacionamento este que permeará todo o decorrer de sua vida.
A desconsideração da escola em relação aos conhecimentos adquiridos pela criança e sua vivência antes do ingresso na instituiçãoconstitui um dos males educacionais. Freire (1995, p. 43) destaca que “ a escola pensa estar educando para o aprendizado dos símbolos, e estes, representados pelos números, letras e outros sinais, são reconhecidos socialmente” . No entanto, esquece-se que as crianças não deixaram de ter seu mundo particular (sua rua, sua casa, seu clube) ao ir à escola, cujos símbolos precedem os universais, através...
tracking img