A linguagem e o poder de sua influência

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (298 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
É sabido que a linguagem, seja ela escrita, falada ou gestualizada, existe desde o início das civilizações e desempenha papel fundamental em todas as manifestações da vida humana,sendo, sem via de dúvidas, o maior recurso que o homem possui. É ainda capaz de provocar mudanças, ultrapassar teorias e transformar o mundo. Possui também o potencial de criar oudissipar estresses, cativar ou afastar pessoas, conquistar ou destruir sonhos, dentre outros. Assim, dependerá da habilidade do orador em lidar com ela, dosando-a adequadamente.
Rodríguez(2005), com muita convicção, afirma que “argumentar é a arte de procurar, em situação comunicativa, os meios de persuasão disponíveis”. Diante desse conceito, fica esclarecido que aargumentação é primordial na seara jurídica, haja vista que os operadores do direito só conseguem demonstrar seu conhecimento jurídico por meio de argumentos, sejam eles de formaescrita ou oral.
Diante de um tribunal do júri, a sedução existente, de forma implícita ou explícita, no discurso da defesa e da acusação, faz com que promotores e advogados possampersuadir a todos de que a premissa que defendem é a verdadeira. Assim, a linguagem é utilizada de tal forma que transcende o explicável, em quê não só os métodos verbais, mas também alinguagem não verbal são recursos adotados para convicção da inocência dos réus.
Segundo Jaworski (apud COSTA, 2011), “é através da linguagem que criamos o mundo, porque ele não é nadaaté que o descrevamos. E quando nós o descrevemos, criamos distinções que governam as nossas ações. Dito de outra forma, a linguagem não descreve o mundo que vemos, mas vemos o mundoque descrevemos”.
Partindo deste preceito, os tribunais são exemplos claros do poder que tem a linguagem, sendo esta capaz de persuadir ao ponto de alterar o modo de pensar de outrem.
tracking img