A casa de vidro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1387 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
LIN AB BAR O DI

A CASA DE VIDRO

Bairro do Morumbi, zona Sul da cidade de São Paulo

LINA BO BARDI – A CASA DE VIDRO
BIOGRAFIA
Achillina Bo nasce em Roma a 5 de dezembro de 1914. Forma-se na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Roma e, já tendo iniciado sua vida profissional, muda-se para Milão, onde começa a trabalhar no escritório do arquiteto Giò Ponti, diretor da Triennale diMilano e da Revista "Domus". Durante a II Guerra Mundial, Lina cria seu próprio escritório e em 13 de agosto de 1943, um grande bombardeio é lançado sobre Milão e destrói o escritório de Lina. Com o fim da guerra Lina viaja pela Itália para fazer uma reportagem sobre as áreas atingidas pelo conflito. Em 1946, Lina casa-se com Pietro Maria Bardi. Em seguida o casal viaja para o Brasil. No Rio deJaneiro conhecem personalidades como Lúcio Costa, Oscar Niemeyer, Rocha Miranda, Burle Marx e Assis Chateaubriand de quem Pietro recebe um convite para fundar e dirigir um museu de arte no país. A arquiteta naturaliza-se brasileira em 1951 declarando a paixão pelo país. Em 1951 Lina constroi a Casa de Vidro no bairro Morumbi.

LINA BO BARDI – A CASA DE VIDRO
BIOGRAFIA
Até a década de 90, Linamanteve intensa atividade em todas as áreas da cultura, tendo participado de inúmeros projetos em teatro, arquitetura, cinema e artes plásticas no Brasil e no exterior. Além de seu trabalho como arquiteta, merece destaque sua talentosa atuação como designer de móveis, objetos e jóias, artista plástica, cenógrafa, curadora e organizadora de diversas exposições e seu olhar sempre sensível á artepopular brasileira. Lina morre na Casa de Vidro em 20 de março de 1992, realizando o sonho declarado muitas vezes de trabalhar até o fim: deixa em andamento os majestosos projetos para a Nova Sede da Prefeitura de São Paulo e para o Centro de Convivência Vera Cruz.

LINA BO BARDI – A CASA DE VIDRO
A CASA DE VIDRO

Situada em grande terreno de Mata Atlântica no Bairro do Morumbi, zona Sul dacidade de São Paulo,

A Casa de Vidro foi o primeiro projeto de arquitetura de Lina Bo Bardi totalmente construído projetada por Lina em 1950 e construída em 1951.

“A idéia era ter uma casa de abrigasse fisicamente do vento e da chuva, mas participando da poesia e da ética, que pode ser encontrada mesmo na tempestade. Uma casa: um abrigo contra o calor, o frio, a chuva, os ladrões, osindiscretos. Um receptáculo de luz e de sol. Um certo número de compartimentos destinados á cozinha, ao trabalho, á vida íntima.” “natureza e arquitetura são hoje elementos fundamentais para uma casa saudável”-Lina

LINA BO BARDI – A CASA DE VIDRO
A CASA DE VIDRO
A arquitetura em si deveria passar desapercebida frente á natureza e á vida que se desenvolve na casa.

A situação da casa deveriaproporcionar sua participação nos perigos da natureza, numa relação direta e vertiginosa entre ambas.
Extrema aproximação com a natureza menor interferência possível natureza.

LINA BO BARDI – A CASA DE VIDRO
ANÁLISE ARQUITETÔNICA E VOLUMÉTRICA

Leve, cristalina, etérea, a frente da casa apóia-se sobre delgados pilares metálicos e define-se pelos dois planos horizontais das lajes de piso ecobertura que marcam a fachada principal. Entre esses dois planos, o vazio do salão. Nada impede a vista, a casa deveria ser aberta, um patamar participante e mirante do entorno, “uma plataforma entre o céu e a vegetação’’.

LINA BO BARDI – A CASA DE VIDRO
ANÁLISE ARQUITETÔNICA E VOLUMÉTRICA -Aparecimento de cortinas plásticas em toda a fachada -Separação dos ambientes, como a sala de jantar e alareira do salão. -Visão de dentro para fora e não de fora para dentro.

O que se exibe com cautela, é o lugar comunitário, o salão, mas o recolhimento e o descanso estão resguardados do olhar indesejado.

LINA BO BARDI – A CASA DE VIDRO
Pátio quadrado. “Pátio suspenso” As “paredes de vidro”proteção contra o vento e a chuva; esquadrias corrediças que se abrem até o chão, sem parapeitos nem...
tracking img