Atps

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1107 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
17/04/2013

A Criação do Conhecimento Organizacional e sua Teoria Prof. Me. Maurício Dias

A criação do Conhecimento

A Criação do Conhecimento  As mudanças estão ocorrendo no ambiente externo em múltiplas dimensões e em ritmo acelerado.
 Elas incluem novas formas de competição, globalização dos mercados, avanços tecnológicos, modificações na força de trabalho, emergência de novasindústrias, tendências demográficas, etc.

1

17/04/2013

A Criação do Conhecimento
 Essas mudanças que ocorrem no ambiente externo exigem mudanças contínuas e rápidas na organização.  A gestão deve responder à mudança ou enfrentar o inevitável: Mudar ou Morrer.  Novos conhecimentos têm de ser criados continuamente para que as empresas sobrevivam.

A Criação do Conhecimento
 Gestão doConhecimento: processo de criar continuamente novos conhecimentos, disseminando-os amplamente através da organização e incorporando-os velozmente em novos produtos/serviços, tecnologias e sistemas. (TAKEUCHI E NONAKA, 2008)  O conhecimento é formado por dois componentes principais:  Explícito  Tácito

A Criação do Conhecimento
 Conhecimento Explícito: expressado em palavras, números ou sons ecompartilhado na forma de dados, recursos visuais, especificações de produtos ou manuais.  Conhecimento Tácito: é imensurável e pessoal. Difícil de ser formalizado. É possível entender essa vertente do conhecimento por meio das intuições e palpites.

2

17/04/2013

A Criação do Conhecimento
Conhecimento Tácito: Dimensões cognitivas como crenças, percepções, valores, preceitos, emoções eexperiências do indivíduo. Há ainda duas dimensões para o conhecimento tácito:  Técnica: habilidades informais, ou seja, o know-how.  Insights: habilidade subjetiva de articular a técnica com as intuições.

Dialética e Teoria do Conhecimento

A Dialética e Teoria do Conhecimento
 A dialética apresenta a forma como o conhecimento é criado.  Ele é desenvolvido por um indivíduo que écontestado e que contesta, formando, portanto um caminho de ideias com base nos preceitos, valores, técnicas e experiências de cada um.

3

17/04/2013

A Dialética e Teoria do Conhecimento
A conversão do conhecimento: 1. 2. 3. 4. Socialização Externalização Combinação Internalização de de de de tácito para tácito. tácito para explícito. explícito para explícito. explícito para tácito.

Esteciclo, conhecido como Modelo SECI, Espiral SECI ou Processo SECI está no núcleo do processo de criação do conhecimento.

A Dialética e Teoria do Conhecimento

Os quatro modos de conversão podem descritos, como:

ser

 Socialização: Compartilhar e criar conhecimento tácito por meio de experiência direta.  Externalização: Articular conhecimento tácito por meio do diálogo e da reflexão.

ADialética e Teoria do Conhecimento

Os quatro modos de conversão podem descritos, como:

ser

 Combinação: Sistematizar e aplicar o conhecimento explícito e a informação.  Internalização: Aprender e adquirir novo conhecimento tácito na prática.

4

17/04/2013

A Dialética e Teoria do Conhecimento
 O Processo SECI apresenta como converter e identificar a transferência do conhecimentodo indivíduo para o grupo e, em seguida, para o nível organizacional, veja:
1. Socialização 2. Externalização 3. Combinação 4. Internalização do indivíduo para indivíduo. do indivíduo para o grupo. do grupo para a organização. da organização para o indivíduo.

Criação do Conhecimento como Processo Sintetizador

Criação do Conhecimento como Processo Sintetizador
 Como pode-se sintetizar oambiente e recursos internos? Segundo os autores Nonaka e Toyama (2008), através da Teoria da Estruturação (GIDDENS, 1984).  Teoria da Estruturação: estuda a interação social, em que os seres humanos desempenham papéis e práticas sociais.

5

17/04/2013

Criação do Conhecimento como Processo Sintetizador
 Os seres humanos fazem parte de um ambiente e esboçam reações, como consciência...
tracking img