A linguagem do brincar na pratica educativa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2519 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]


















































































Sumário

1-Introdução................................................................................................4
2-Referencial Teórico............................................................................... 52.1 Brinquedos e Brincadeiras na Educação Infantil
2.2 Registro Reflexivo da Pesquisa de Campo
3-Considerações Finais............................................................................ 8
4-Referencias..............................................................................................95-Anexos.....................................................................................................10


INTRODUÇÃO



Este trabalho descrever as atividade lúdicas na educação infantil, tendo como tema principal Brincadeiras e brinquedos na vida da criança, mostrando a sua importância nas expressões de cada criança no ato de brincar.
Apresentação do grupo para a realização do trabalho na instituição escolar , vivenciou as situações de agircom outrem para obtenção de determinado resultado, expondo tarefas para o grupo em função da realização do trabalho e apresentando cada processo e fatores que as brincadeiras desenvolviam entre as crianças.
Ao observar que as crianças com o contato com o brinquedo ela se se expressa com sentimento procurando resolver e desenvolver imaginações e criatividade, de forma que seinteragem com adultos e com seus coleguinhas de classe.






































2. REFERENCIAL TEÓRICO


A elaboração deste trabalho analisa cada processo que a criança vivencia numa brincadeira, no entanto classificamos cada detalhe do que significa o brincar na vida e pratica pedagógica de uma criança, por isso abordaremos os fatores dodesenvolvimento deste trabalho em cada seção do referencial teórico, ou seja, dos itens 2.1 e 2.2.


2.1 Brinquedos e Brincadeiras na Educação Infantil

Para começarmos precisamos primeiramente saber o quanto a brincadeira é importante no crescimento de uma criança, para isso temos como sugestão uma referencia de trabalho , como:
Segundo Kishimoto “O brincar é uma ação livre, que surge aqualquer hora, iniciada e conduzida pela criança; dá prazer, não exige como condição um produto final; relaxa, envolve, ensina regras, linguagens, desenvolve habilidades e introduz a criança no mundo imaginário. Todo o período da educação infantil é importante para a introdução das brincadeiras. É importante porque dá a ela o poder de tomar decisões, expressar sentimentos e valores,conhecer a si, aos outros e o mundo, de repetir ações prazerosas, de partilhar, expressar sua individualidade e identidade por meio de diferentes linguagens, de usar o corpo, os sentidos, os movimentos, de solucionar problemas e criar.”
Na instituição escolar as crianças já cresçam sabendo o tempo e as regras que um jogo ou brincadeiras precisa ter, aprendendo a respeitar o espaços de cadacriança, assim adaptando ao novos conhecimentos e visualizando a liberdade de escolha de uma criança em escolher um brinquedo ou um coleguinha para brincar.
A partir do momento em que a criança passa tomar decisões de suas escolhas elas aprendam a se expressar e já são capazes de conhecer e compreender o mundo, pois ela demonstra ao sua vontade pelos gestos ou ate pelo um olhar, paraassim os professores já lhes ensinam as regras e as importância de se desenvolver as suas imaginações e habilidades em se conviver com outras crianças e educadores.
Conforme Ferreira “ A brincadeira é uma linguagem natural da criança e é importante que esteja presente na escola desde a educação infantil para que o aluno possa se colocar e se expressar através de atividades lúdicas...
tracking img