Capital humano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 28 (6936 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CAPITAL HUMANO

• Conceito I
Na era do conhecimento em que vivemos, dá destaque a avaliação do poder lucrativo e de continuidade da empresa, sob a ótica de um verdadeiro capital humano, um intangível, que se já era de interesse dos estudiosos no passado, passou a ganhar um relevo especial em nossas dias. Dois fatores podem ser destacados: o conhecimento individual e o coletivo.
Cada vezmais se estuda na ciência da Contabilidade a influência ambiental endógena que é exercida pelo conhecimento do pessoal no patrimônio da célula social. Este conhecimento

Conhecimento Individual: É aquele que se acha representado pela educação, experiência, habilidades e atitudes das pessoas que trabalham na empresa.
Não é a prioridade da companhia, pois, tem caráter subjetivo. O simplescontratar pessoas que passam a exercer seu conhecimento na célula social não muda um valor agregado definitivo, mas apenas, uma ação temporária sob o risco permanente de deixar de existir. Quando alguém vai para casa leva, estes ativos intelectuais consigo.
Entretanto, se um conhecimento é moldado para ser utilizado nos negócios e se em torno do mesmo são criados sistemas de execução, transferíveis, acultura formada adquire, praticamente, uma força agente que pode sob certas circunstâncias ser considerada como um “ativo imaterial”.
Em virtude das novas tecnologias, da internet, da concorrência entre células sociais e o cliente sempre mais exigente há maior interesse no aprimoramento cultural do empregado que faz parte da organização e na valorização do ativo intelectual. A empresa que nãopartir para a inovação cultural de seu pessoal para assim criar novos procedimentos e ter a capacidade de mudanças estará com sérias dificuldades num mercado cada vez mais exigente e competitivo. O cliente mais consciente quanto ao atendimento, qualidade do meio patrimonial e preço buscará certamente a empresa que lhe proporcionará o que ele precisa para satisfazer sua necessidade.
A capacidadeintelectual do empregado, moldada a um sistema de trabalho específico e com método adequado, é importante para o êxito da organização. Este ativo imaterial fará diferença de uma empresa para sua concorrente. A célula social pode adquirir tais forças intelectuais ou investir na formação delas. Deverá buscar manter tais ativos intangíveis sempre atualizados e em constante evolução, isto passa a ser umobjetivo estratégico de valor.
Este agente externo ao meio matrimonial poderá levá-lo a eficácia ou a ineficácia. A probabilidade de eficácia do meio matrimonial será maior onde há conhecimento. Este ativo imaterial fará diferença na prosperidade ou não da célula social. Quanto maior o conhecimento maior a probabilidade de eficácia. Quanto mais eficácias ocorrerem melhor o desempenho patrimonialvolvido à prosperidade.
Cada trabalhador com sua cultura é importante na célula social pois cada um tem uma função a cumprir do mais humilde ao mais graduado. Cada um participando no bom andamento do todo da organização. Somando as habilidades intelectivas dos elementos da célula social teremos o conhecimento coletivo.

Conhecimento coletivo: É o conjunto formado por parcelas de intelectualidadesindividuais e moldado a uma filosofia empresarial, enriquecida pela tecnologia. Com a tendência de transformar companhia hierarquizada em estrutura mais plana, mais dinâmica e ágil onde os trabalhadores participam nas decisões da empresa e é levado em conta o conhecimento e a experiência dos trabalhadores. Há valorização da cultura dos empregados e há interesse em atualização do conhecimento pormeios de palestras, leituras, cursos, etc. Nestas empresas há valorização do ativo intelectual e há interesse na cultura da célula social.
A contabilidade tradicional é criticada pelos estudiosos por não mencionar em seus demonstrativos contábeis o ativo imaterial da intelectualidade e os ativos intangíveis. A informação que hoje interessa a gerência da empresa e que não está suficientemente...
tracking img