Monografia etica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1592 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
Estamos vivendo no séc 21, em um mundo globalizado influenciado pelo pensamento relativista onde algo que é bom para mim não precisa necessariamente ser bom para o meu próximo, dessa forma temos um grande desafio ante a uma sociedade que em sua grande maioria já perdeu a noção ética de suas atitudes morais, uma sociedade que está entregue a libertinagem e a praticas sexuais ilícitas.Como cristãos precisamos de uma definição correta sobre a ética e aplicá-la a ética cristã, com base nas escrituras e apoio jurídico não permitir que o crescimento do homossexualismo venha atingir a igreja no Brasil.

ÉTICA

Ética pode ser definida como a ciência critica embasada na moralidade, procurando responder como uma ação pode ser moralmente errada ou não.
O termo ética é de origemgrega, “ethos” modo de ser. Os romanos adotaram esse termo para o latim “mos” costume. Com base nessas duas definições, podemos afirmar que o ser humano não nasce com os princípios éticos inserido em seu ser, pois ela é moldada através dos relacionamentos com pessoas da sociedade onde o individuo nasce e vive. Não existiria ética sem relacionamentos, para o homem viver é conviver, e nessaconvivência social, com os surgimentos dos problemas, surge algumas indagações morais: O que devo fazer? Como agir em determinada situação? Como me comportar perante o outro?Diante da corrupção e das injustiças, o que fazer?
[1]“A ética pressupõe que as escolhas morais não são simples questões de acaso; não são fortuitas e completamente imprevisíveis”.

Divisões da Ética:

De acordo com o livro “oque você precisa saber sobre ética”, podemos dividir a ética em três campos principais de estudo: metaética, ética normativa e ética aplicada.
A ética normativa se encarrega de responder a perguntas como “o que devemos fazer”, ou “qual a melhor forma de viver bem”. Essas questões são respondidas através da determinação da ação ou regra correta, ou a mais ampla determinação moral.
A metaética nãodiz o que devemos fazer, procurando investigar a natureza dos princípios morais.
A ética aplicada procura resolver problemas práticos de acordo com princípios da ética normativa.

Ética Normativa e Suas Divisões.
A ética normativa é dividida em duas categorias: a ética teleológica e a deontológica. Teleológica, determina o que é correto de acordo com objetivo a ser alcançado. Suas subdivisõessão: a ética conseqüencialista, é aquela que analisam quais as conseqüências geradas por uma ação, caracterizadas pelo egoísmo ético e o utilitarismo. Ambas defendem que os seres humanos devem agir de forma que produzam boas conseqüências, entram em atrito no que diz respeito aos interesses. O egoísmo ético defende que o ser humano deve agir para benefícios próprios, ao passo que o utilitarismodefende a ação de interesse mutuo. A ética de virtudes, tendo ênfase no caráter moral do individuo. Aristóteles desenvolveu uma teoria de virtudes que alude ao que nos queremos em nossa vida, colocando um ponto de interrogação em nossas ações. Sua justificativa para nossas ações é à busca da felicidade (eudaimonia).
[2]“Essa felicidade de que fala Aristóteles não consiste em uma alegria momentâneanem uma euforia efêmera, mas sim em um estado duradouro de satisfação”.

Ética deontológica.
A ética deontológica, também chamada de não conseqüencialista, consiste na analise das conseqüências de um ato ou comportamento sem influenciar no julgamento moral das ações das pessoas. Suas principais correntes são: intuicionismo moral, a ética do dever, a ética do discurso e o contratualismo moral.O intuicionismo moral defende a ideologia em que o ser humano é dotado de um conhecimento imediato quanto ao que é correto ou não.
A ética do dever discrimina as regras do certo e errado moralmente, utilizando uma noção chamada “imperativo categórico”.
A ética do discurso determina as regras do que é correto a partir de uma comunidade ideal de comunicação.
Contratualismo moral onde as...
tracking img