A libras e os desafios da educação dos surdos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2772 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
VIVIANE GONÇALVES FERREIRA









Trabalho Final – Librasnet Total
A Libras e os desafios da educação dos surdos
O papel do agente educacional











Uberlândia, 24 de junho de 2012.

Resumo

Para quem é ouvinte a comunicação é tão simples e tão normal, que às vezes, não é dada a ela sua devida importância na vida das pessoas. Mas para o surdo se comunicar comoutros surdos e todas as pessoas é tão mais complexo que foi criado uma forma de linguagem gestual denominada libras, e é por meio desta que o surdo se comunica com o mundo podendo se expressar e abordar todos os tipos de assuntos, e o mais importante é que eles podem ser compreendidos por quase todas as pessoas que tiverem um pouco de força de vontade de aprender uma nova língua e abranger seusconhecimentos se integrando cada vez mais à sociedade.


Palavras – chave: Libras, ouvinte, sociedade, surdo.
















Introdução

Para o surdo o inicio da aprendizagem da língua dos sinais deve começar logo na primeira idade, sendo a sua língua materna, e a língua portuguesa a 2º. E para o ouvinte o contrario, 1° a língua portuguesa e bem depois se tiver interesse alibras. É extremamente importante que toda sociedade tenha uma boa comunicação, mas para que isso acontecesse seria necessário que todos falassem as duas línguas: português e a língua dos sinais, o que na realidade não acontece. O cidadão surdo se esforça para comunicar-se com todos, mas os ouvintes não têm o mesmo entendimento.
Cada país, ou comunidade de surdos possui sua própria língua desinais. Já os que vivem isolados ou em locais onde não exista uma comunidade surda, apenas se comunicam por gestos mímicos. Existem também surdos que, por escolha dos pais ou opção pessoal, preferem utilizar uma língua oral. A pessoa surda tem mais dificuldades em adaptar-se ao mundo que o rodeia e à sociedade em que vive, do que uma pessoa ouvinte.
Muitos pais superprotegem seus filhos que sãosurdos, por medo de preconceitos da sociedade, mas é necessário que eles entendam que a convivência da criança com pessoas ouvintes é tão importante quanto com pessoas surdas, para melhorar sua capacidade de compreensão e diferenciação da sociedade que ele vive. E a família tem uma responsabilidade essencial na participação do aprendizado e desenvolvimento deste cidadão, pois com o apoio da família osobstáculos se tornam mais fáceis de serem vencidos e as barreiras mais fáceis de serem ultrapassadas. No mais é só força de vontade e determinação.
A família é a primeira instancia social da qual a criança faz parte, ela é o ponto de apoio e sustentação do ser humano. Por isso quanto melhor a parceria entre família e escola, mais positivos e significativos serão os resultados na formação doindividuo, e tudo que acontece no âmbito familiar de qualquer aluno tem uma grande importância em seu desenvolvimento e em sua aprendizagem, ou seja, em seu sucesso escolar. As relações que existem na família, o clima social e emocional, o acompanhamento do progresso das crianças e as expectativas em relação a elas são fatores de grande influência na evolução de todos os alunos. No caso das criançassurdas, além daqueles, há um aspecto no ambiente familiar que tem uma relevância particular: o tipo de comunicação que se utiliza em casa. 










Desenvolvimento


Surdo é o indivíduo que tem a perda parcial ou total, congênita ou adquirida, da capacidade de compreender a fala através do ouvido. Considerando que a audição é essencial para a aquisição da linguagem falada, acabatrazendo muitas limitações e influi no relacionamento interpessoal dos indivíduos deficientes. Essas limitações criam lacunas psicológicas e influenciam afetando a capacidade de desenvolvimento normal deixando em branco muitas experiências. Essa ausência de código lingüístico, que é o usado no contexto social dos ouvintes, pode afetar o desenvolvimento intelectual embora isso não seja uma regra...
tracking img