Oficiana de portugues 3

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (867 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
3.     Movimento: aspectos biológicos, ambiental e familiar
    O movimento é precioso e está presente em todos os momentos de nossa vida, da inabilidade para a habilidade e, novamente, para ainabilidade na idade avançada (KRETCHMAR, 2000 apud SANTOS, DANTAS E OLIVEIRA, 2004).
    O corpo fala através do movimento, que é inerente ao ser humano. Através dele, as crianças conseguem secomunicar com a sociedade. O movimentar-se é de grande importância biológica, psicológica, social e cultural, pois, é através da execução dos movimentos que as pessoas interagem com o meio ambiente,relacionando-se com os outros, aprendendo sobre si, seus limites, capacidades e solucionando problemas (PAIM, 2003).
    No domínio físico-motor, pesquisas mostram que em torno dos nove anos de idade aspercepções de competência física decaem dramaticamente para meninos e meninas, porém meninos tendem a perceber-se mais competente fisicamente que as meninas (HARTER, 1982; NICHOLLS, 1984 apud VALENTINI,2002). Nesse sentido, a criança precisa sentir-se competente, pois quanto mais competente a criança se percebe, mais positivas são suas reações afetivas e mais motivadas esta criança se torna para arealização de novas tarefas (HARTER, 1982). Do contrário, crianças que se julgam poucos capazes de realizar diferentes tarefas buscam evitar novas possibilidades de aprendizagens (VALENTINI, 2002).    A precisão com que estas atividades motoras são executadas, bem como o julgamento que a criança desenvolve sobre estas competências afetam seu desenvolvimento cognitivo, afetivo e motor(VALENTINI, 2002). O organismo adquire novas formas de comportamento em cima de ou a partir de capacidades adquiridas já existentes (PELLEGRINI, 2000).
    Essas experiências motoras são de suma importânciapara o indivíduo em desenvolvimento (NETO et al, 2004). Desse modo, pode-se verificar que a organização do desenvolvimento se inicia na concepção, e os domínios motor, afetivo-social (conduta...
tracking img