A leitura no processo da aprendizagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5062 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A LEITURA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM















Monte Azul
2009
Andréia Santiago dos Anjos Brito













A LEITURA NO PROCESSO DE APRENDZAGEM



Monografia apresentada ao Instituto Superior de Educação de Janaúba-ISEJAN, como requisito parcial para obtenção do título de Pós-Graduação em Orientação, Supervisão eInspenção.


Orientadora: Profª Mestre Tânia Maria Silva e Silva








Monte Azul
2009



Apresentação da monografia em 09/01/2010 ao curso de Pós-Graduação em Orientação, Supervisão e Inspenção.











Coordenadora: Profª Mestre Tânia Maria Silva e Silva___________________________________________________________________



Coordenadora: pofª Mestre Tânia Maria Silva e Silva










































DEDICATÓRIA
































Agradeço a Deus que me concedeu essa vitória, a minha família e amigos pelo incentivo e apoio, e, em especial, ao meu esposo emeus filhos, que sempre estiveram ao meu lado nesta caminhada.












AGRADECIMENTOS




















Agradecimento á Deus
A vida é a certeza de sua existência, pai, as lutas serviram para nos aproximar mais do senhor e as vitórias alcançadas foram consequências da resposta de um Deus poderoso quesempre nos conduziu. Obrigado pelas dúvidas, pelas incertezas, pelas indiferenças, pelos questionamentos e pelo aprendizado com tudo isso. Mas obrigado principalmente pela certeza constante de seu amor.




































Saber que ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a suaprópria produção ou a sua construção.
Paulo Freire












RESUMO




Esta pesquisa tem o intuito de analisar as estratégias utilizadas pelos professores que vêem a leitura como contribuinte no processo de aprendizagem dos alunos dos 6º ano do ensino fundamental da E.E. de Monte Azul. Para entender as respostasencontradas para esta questão, recorreu-se a pesquisa qualitativa que permitiu melhor coleta e análise de dados, através de entrevistas e observações com professores e alunos sujeitos desta pesquisa, fundamentados em palavras chave leitura e aprendizagem, que permitiram a realização de uma pesquisa mais minuciosa. No decorrer deste trabalho foram abordados os critérios usados pelos professores quanto àprática da produção de texto e conceitos para a escrita que também foi norteada pelos pensamentos e teorias de alguns estudiosos da Língua Portuguesa que vêm buscando alternativas para os avanços da escrita. São eles: Luiz Carlos Cagliari, Emília Ferreiro, Ana Teberosky, Paulo Freire, Ângela Kleiman e pelos Guias de Estudo da Coleção VEREDAS. Os dados obtidos e analisados apresentam grandepreocupação dos educadores quanto à aprendizagem de seus alunos e de como a realização deste trabalho contribui para o processo de aprendizagem dos alunos do 6º ano do ensino fundamental da Escola Estadual de Monte Azul.
PALAVRAS-CHAVE: Leitura e aprendizagem.
















ABSTRACT


This research has the intention of analyzing the strategies used by the teachers that see the readingas taxpayer in the process of the student’s of the 6th year of the fundamental teaching of Blue Monte’s E.E learning. To understand the answers found for this subject, the qualitative research was run over that it allowed better collection and analysis of data, through interviews and observations with teachers and students subject of this research, based in words key reading and learning,...
tracking img