Piano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1811 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Exercício
Disciplina: Seminários Avançados em Administração - Curso: Administração - Período: 7º
Professora: : – CRA/MG: Nº – E-mail:

Alunos: ____________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

ROSALINA E O PIANO : Dinâmica de Estudos da Gestão de Projetos.




Objetivo Geral do Exercício: fomentar a ilustração e esclarecer a abrangência, os desafios e, por que não dizer, a arte e a emoção, por trás do trabalho de condução de um projeto.

Objetivos específicos:
a) Explicar o conceito geral do gerenciamento de projetos.
b) Ilustrar a elaboraçãodos documentos básicos de um plano de gerenciamento do Projeto.
c) Reconhecer as competências de Gerentes de Projetos.

A dinâmica do caso: “Rosalina e o Piano” preenche uma lacuna instrucional e oferece uma ilustração clara e lúdica, do contexto conceitual e aparato metodológico sugerido pelas boas práticas do gerenciamento de projetos”. Essa dinâmica contempla os seguintes elementosinstrucionais: um caso lúdico, um cronograma do projeto elaborado em aplicativo MS-Project, um Plano de Projeto completo baseado no PMI-PMBOK e Questionamentos e reflexões sobre o desenrolar do caso.

Síntese da estória

A estória “Rosalina e o Piano” trata, em resumo, da aplicação da lógica do planejamento e acompanhamento do trabalho de transporte de um piano do 3º subsolo de um prédio para umauditório da empresa JJ&J S/A, localizado no 18º andar, no tempo recorde de menos de um dia. É óbvio que não se trata de um trabalho rotineiro, tampouco fácil, considerando as incertezas inerentes à sua realização e as restrições de tempo requeridas pelo presidente da empresa, Dr. Agenor Rubens, à Rosalina Therezinha, Gerente designada para o Projeto. Ela terá poucas horas (menos de 10 horas) paraconcluir o transporte do piano até o auditório que, depois de entregue, servirá para ambientação de um happy hour empresarial oferecido pelo presidente aos principais acionistas e clientes da empresa. Rosalina sabe que, durante o evento, o presidente deverá apresentar, informalmente, as intenções de crescimento da empresa para o próximo ano e as linhas mestras de sua gestão administrativa. Reconheceassim que o evento é estratégico e importante para a empresa e que de seu sucesso depende o encaminhamento dos planos de negocio elaborados pelo presidente.
Rosalina dispõe, portanto, de uma visão estratégica do projeto em suas mãos. Sabe o valor do resultado de seu trabalho para a empresa e está ciente de suas responsabilidades, bem como das dificuldades que poderá enfrentar durante a sua execução.Sendo assim, Rosalina usará de todas as suas competências adquiridas como profissional experiente do gerenciamento de projetos, dentro dos princípios éticos, para conseguir o intento de levar o piano, a tempo, ao auditório, mesmo sem nunca ter cuidado de um trabalho semelhante.
Rosalina está absolutamente confortável com a situação e com a demanda que lhe foi solicitada pelo presidente daempresa? Com certeza não! Todo início de projeto se caracteriza por certo grau de incerteza associado aos riscos da operação – e este projeto, especificamente, não haveria de ser diferente. Ela sabe que de seu desempenho na condução do projeto dependerá o sucesso ou insucesso das intenções de comunicação do presidente da empresa para com os acionistas e maiores clientes. Ela sabe ainda que essasolicitação direta do presidente da empresa poderá lhe dar visibilidade profissional – reconhecimento que ela tanto almeja e que poderá contribuir para sua carreira na empresa. Sendo assim, Rosalina pretende tirar proveito de mais essa oportunidade de crescimento e desenvolvimento profissional. Fará o seu melhor para conseguir o intento e ajudar a empresa e as intenções estratégicas o Dr. Agenor...
tracking img