A influencia da cultura nos processos de rh

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4777 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE BANDEIRANTE DE SÃO PAULO - UNIBAN

FLORISVALDO FELIX FATECHA
CLEIDE ALVES DO NASCIMENTO MUNIZ
ELAINE DE AMORIM HORVATH

INICIAÇÃO CIENTÍFICA-TECNOLÓGICA

"A INFLUÊNCIA DA CULTURA NOS PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS – UMA ANÁLISE EXPLORATÓRIA"

SÃO BERNARDO DO CAMPO

2010

FLORISVALDO FELIX FATECHA
CLEIDE ALVES DO NASCIMENTO MUNIZ
ELAINE DE AMORIM HORVATH

INICIAÇÃOCIENTÍFICA-TECNOLÓGICA

"A INFLUÊNCIA DA CULTURA NOS PROCESSOS DE RECURSOS HUMANOS – UMA ANÁLISE EXPLORATÓRIA"

Orientadora: Professora Mestree Marina Mariko Adatti Hardt

SÃO BERNARDO DO CAMPO

2010

[pic]
Palavras-chave: cultura; cultura organizacional; recursos humanos
[pic]

INTRODUÇÃO

As empresas familiares somam uma parcela significativa nos grandesgrupos empresariais brasileiros, onde têm um lugar de destaque na economia nacional e possuem relevância a realização de estudos que procuram aprofundar o conhecimento de sua cultura. Apresentam as mais variadas formatações e uma característica central, que é o fato de terem a origem e a história vinculadas a uma família onde os membros geralmente estão à frente da administração dos negócios naorganização.
Os modelos iniciais desenvolvidos com o intuito de descrever as empresas familiares, acreditavam que as organizações eram constituídas por dois sistemas superpostos, família e gestão, que possuíam suas próprias normas, regras de admissão e estrutura de valores.
Estes sistemas superpostos constituem o aspecto da vida organizacional que não pode ser desvinculado dacultura da empresa, pois são responsáveis pelas mudanças na estrutura e funcionamento da organização que afetam os elementos culturais (valores, práticas, rituais, etc.) que a define. Partindo-se de tais considerações, a pesquisa teve como objetivo investigar a possível influência da cultura do fundador na cultura organizacional a partir do setor dos Recursos Humanos da empresa, e como estainfluencia de forma significativa nos processos da empresa..

[pic]

[pic]
Palavras-chave: cultura; cultura organizacional; recursos humanos
[pic]

I - CULTURA

Para um entendimento mais claro da pesquisa, ateamos alguns tópicos sobre cultura, cultura organizacional e recursos humanos, a começar:
Neste capítulo será desenvolvido sobre o histórico da cultura,conceito e como funciona na vida organizacional. DESENVOLVER

1.1 – Histórico
CULTURA SEPARAR HISTÓRICO DE CONCEITO

No final do século XVIII e no princípio do século XIX, o termo germânico Kultur era utilizado para simbolizar todos os aspectos espirituais de uma comunidade, enquanto a palavra francesa Civilization referia-se principalmente às realizações materiaisde um povo.
Em 1871 Edward Tylor (1832-1917 AQUI TEM COLOCAR A REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA) sintetizou os dois termos no vocábulo inglês Culture, descrevendo:
“Cultura é o todo complexo que inclui conhecimentos, crenças, arte, moral, leis, costumes ou qualquer outra capacidade ou hábitos adquiridos pelo homem enquanto membro de uma sociedade.”
Tylor foi o primeiro aformular o conceito de cultura do ponto de vista antropológico da forma como é utilizado atualmente. Na verdade, ele formalizou uma idéia que vinha crescendo desde o iluminismo.
John Locke, em 1690, afirmou que a mente humana era uma caixa vazia no nascimento, dotada de capacidade ilimitada de obter conhecimento, através do que hoje chamamos de endoculturação, 
Roger Keesing,antropólogo, em seu artigo "Theories of Culture" (1974 REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICA), define cultura de acordo com duas correntes:
• As teorias que consideram a cultura como um sistema adaptativo: culturas são padrões de comportamento socialmente transmitidos que servem para adaptar as comunidades humanas ao seu modo de vida (tecnologias, modo de organização econômica, padrões de agrupamento...
tracking img