Resumo nrs

RESUMO DAS NR’s 1, 3, 4, 5, 8, 11 e 26.

NR 01 – DISPOSIÇÕES GERAIS

A NR 01 dispõe sobre as disposições gerais sobre o que seriam as Normas Regulamentadoras e a quem elas se aplicam, o quedeve ser feito por quais setores e órgãos.
Também é descrito o que caracteriza o empregador, empregado, empresa, canteiro de obras, frente de trabalho, local de trabalho, setor de serviço eestabelecimento.
Esta NR determina o que é de função dos trabalhadores e empregadores, e as sanções que deverão ser aplicadas em caso de discordância ou não observâncias de tais diretrizesdescritas nesta NR ou em outras que vierem a ser editadas.

NR 03 – EMBARGO OU INTERDIÇÃO

Ao se constatar uma situação em que caracterize risco grave e iminente ao trabalhador, a medida deinterdição ou embargo deverão ser adotadas. Interdição é a paralisação total ou parcial do estabelecimento, setor, maquina ou equipamento e já o embargo é a paralisação total ou parcial da obra. Obraé toda obra de engenharia ou construção, montagem, instalação, manutenção ou reforma.

NR 04 – SEESMT – SERVIÇO ESPECIALIZADO EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO

A NR 04regulamenta a criação e manutenção de um Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do trabalho em todas as instituições que admitem funcionários, de acordo com a quantidade deste e com orisco que estes estão sujeitos.
São profissionais que fazem parte do SEESMT: médico do trabalho, engenheiro de segurança do trabalho, enfermeiro do trabalho, auxiliar de enfermagem do trabalhoe técnico em segurança do trabalho. A quantidade de profissionais e a presença destes serão de acordo com quadro em anexo nesta NR, de acordo com a quantidade de empregados e de acordo com o risco aque estes funcionários estão expostos durante suas atividades.
As empresas deverão ser obrigadas a manter em seu quadro de funcionários os profissionais da SEESMT ou contratar outra empresa...
tracking img