Resumo nrs

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (394 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMOS NR´s

NR 4
A organização dos serviços especializados em engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) tem a finalidade de promover a saúde e proteger a integridade do trabalhadorem seu local de trabalho; o dimensionamento dos SESMT, o número de funcionários e a graduação de risco.
- Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho: Estabelece queas empresas organizem e mantenham em funcionamento os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho – SESMT. Este serviço tem a finalidade de promover a saúde e protegera integridade do trabalhador no local de trabalho. A fundamentação legal, ordinária e específica, que dá embasamento jurídico à existência desta NR, é o artigo 162 da CLT.
NR5
Regulamenta aComissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), que deverá manter contato estreito e permanente com o Serviço Especializado em Engenharia e Medicina do Trabalho (SESMT).
A NR-05 (CIPA - Comissão Internade Prevenção de Acidentes) estabelece que as empresas organizem e mantenham uma comissão constituída, exclusivamente, por empregados com o objetivo de prevenir acidentes no ambiente de trabalho. Essacomissão é responsável por apresentar sugestões e recomendações ao empregador para que este melhore as condições de trabalho, eliminando as possíveis causas de acidentes e doenças ocupacionais. Afundamentação legal, ordinária e específica, que dá embasamento jurídico à existência desta NR, são os artigos 163 a 165 da CLT.

NR7
Estabelece o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional(PCMSO). Refere-se à obrigatoriedade de exames médicos periódicos por ocasião de admissão, demissão, mudança de cargo/função ou setor e retorno às atividades, após afastamento por mais de 30 dias por motivode saúde, inclusive gestação. Destaca-se que “o empregador é livre para decidir a quem deve empregar, mas não lhe é permitido exigir teste sorológico como condição de manutenção ou admissão do...
tracking img