A importancia dos recursos humanos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1220 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1.4 A importância dos Recursos Humanos

1.5 Grupo e Equipe

Analisando o texto percebe-se claramente a diferença entre grupo e equipe. O grupo corresponde a qualquer conjunto de pessoas com um objetivo comum. Tende a trabalhar voltado para um mesmo objetivo, com papéis e funções definidos. Os integrantes do grupo geralmente não obtêm ótimos resultados como o esperado, porque na maioria dasvezes ninguém sabe direito o que o outro pensa, devido à falta de comunicação. Não há presença de habilidades e a comunicação tende a ser defeituosa, descontrolada, como uma obrigação. Cada um trabalha por si, ninguém ajuda ninguém e a tendência é haver uma “competição” entre os membros. O grupo é um conjunto de pessoas com objetivos comuns, que na maior parte das vezes, reúnem-se por afinidades. Sehá respeito e benefícios emocionais ou psicológicos, os resultados podem ser aceitáveis ou até mesmo bons.
Completamente diferente do grupo, na equipe os membros estão voltados para os mesmos objetivos com papéis e funções BEM definidas e uma série de fatores positivos, como criatividade, sinergia, habilidades, troca de experiências, etc. Na equipe, todos são muito transparentes. Dividem o quepensam e o que sentem em relação ao trabalho e também em relação uns aos outros. Se existem críticas, estas são construtivas, jamais podem ser destrutivas.
pesar de o ambiente de trabalho ser o melhor possível, isso não significa que não haja conflitos, até existem, mas esses são resolvidos da melhor forma, e vistos como fator de crescimento e aprendizado para toda a equipe, que geralmente tendema resolver o problema juntos.
Os líderes encontram-se presentes a todo o momento, atuam próximos a equipe, em conjunto com os membros, interagindo a todo instante. Não precisam dar ordens ou agir rudemente, são suficientemente seguros e não se sentem ameaçados pelos integrantes.
Quando um resultado é positivo, todos vibram, e todos recebem mérito, não apenas um. O feedback é constantementeutilizado e todos aceitam como uma técnica de melhoria para todos. Lideres dão e recebem feedback, como qualquer membro da equipe.
A equipe trabalha unida em prol de um único objetivo, ajudando uns aos outros em busca de cada conquista.

1.6 O Administrador de Recursos Humanos

1.7 Tendências na Administração de Recursos Humanos

Dentre as tendências mais marcantes na área de Administração deRecursos Humanos estão as seguintes:
Uma nova filosofia de ação – A denominação Administração de Recursos Humanos deve desaparecer, ceder lugar a nova e recente abordagem: a administração das pessoas. Para ser mais preciso, gerenciar pessoas, pois isto é cada vez mais uma responsabilidade da gerência média. Nessa abordagem, as pessoas são consideradas seres humanos e não simples recursosempresariais. Suas características e diferenças individuais são consideradas e respeitadas, pois elas são dotadas de personalidades singulares, de inteligência e de aptidões diferenciadas, de conhecimentos e habilidades específicos.
Uma tendência nítida e rápida para o downsizing – Isto é, o gradativo e sistemático desmantelamento da área, sua redefinição e sua descentralização rumo às outras áreas daempresa. A forte tendência para o enxugamento da estrutura organizacional da empresa, a redução de níveis hierárquicos, a descentralização das decisões, a desburocratização, a desregulamentação, o desmembramento em unidades estratégicas de negócios, os programas de melhorias contínuas ou de reengenharia e outras tendências da administração moderna das empresas, estão sendo acompanhados por mudançasparalelas e equivalentes na gestão das pessoas.
A rápida transformação de uma área de serviços em uma área de consultoria interna - A estrutura departamental da Administração de Recursos Humanos está cedendo lugar as unidades voltadas para processos e enfaticamente focalizadas nos clientes e usuários internos. Está desaparecendo a organização funcional e surgindo, em seu lugar, a organização...
tracking img