A importancia do ato de escrever

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2690 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A IMPORTANCIA DO ATO DE ESCREVER
Escrever é uma atividade extremamente importante para o desenvolvimento consciencial. A Conscienciologia e da Projeciologia nos alertam sobre isso. A Conscienciologia enquanto ciência que estuda a consciência de modo integral, em suas várias manifestações, sugere que os indivíduos passem em revista periodicamente cada uma das suas múltiplas dimensões com oobjetivo de esclarecer, lançar luz sobre todas as faces da vida humana e realidade multidimensional. Nesse sentido, a escrita se apresenta como uma técnica fundamental para que o autoexame e a autopesquisa não se percam na infinidade de vivências que experimentamos na investigação intraconsciencial. Em outras palavras, a escrita é uma das maneiras de que nos servimos como profilaxia ao apagamento danossa memória. Portanto, o resultado do trabalho de registro deveria durar o maior tempo possível, com o menor trabalho possível (gasto de energia) de recuperação do material registrado. Para esta função, além do papel, caneta ou computador, poderiam ser usados, como por exemplo, o uso de gravador de voz ou filmadora.
Algumas técnicas têm desvantagens, se comparadas à escrita. A primeira delas é abrevidade da existência do registro. As fitas cassete e os filmes se apagam pela ação do tempo. E esta degradação é bem inferior, em termos de tempo, no caso da escrita. Se bem conservado, o registro em papel dura mais. Já o registro digital escrito, em condições ideais, pode ser fácil e rapidamente transferido de um suporte de comunicação a outro, assim como as fotos, os filmes e as fitas cassete.Além das limitações de durabilidade, o registro em imagens coloca também limitações quanto ao problema do estímulo à reflexão que se pode obter a partir do resultado. Não podemos esquecer, também, que é impossível fotografar ou filmar a subjetividade, ou seja, o que se passa na intraconsciencialidade.
Os escritores da Escola de Frankfurt (Adorno, Horkheimer, Benjamim) alertaram para o problemada falta de tempo para refletir, que está ligada ao consumo da imagem na sociedade contemporânea. O material escrito permite reflexão, enquanto que a imagem não nos dá tempo nem motivo para pensar, já que ela é mais completa em termos de informações. Quando vemos uma foto não precisamos imaginar nada. Quando lemos uma descrição, a mente precisa fazer um trabalho para construir uma visão mental doque está escrito.
Mas a importância da escrita não se limita à sua empregabilidade enquanto técnica de registro. A atividade de escrever é, em si mesma, uma rica experiência consciencial e energética. Consciencial, porque para poder escrever é necessário, antes, reconstituir a experiência mentalmente, recompondo a memória desta experiência. Esta atividade consiste num trabalho consciencial em simesma já que, para escrever algo que tenha sentido, é preciso antes fazer um trabalho de investigação mental considerável. Além disso, a partir de experiências pessoais e relatos de outros conscienciólogos, pode-se afirmar sem dúvida que os amparadores (consciências extrafísicas benfazejas) atuam ajudando neste trabalho.
A atividade da escrita é também uma oportunidade de mobilização energética.Além do deslocamento energético ligado ao trabalho mental de quem escreve, existe o trabalho energético ligado ao trabalho de transferência de energia dos amparadores. Consequentemente, a atividade de escrever torna-se um poderoso exercício de desassédio mentalsomático.
Outro aspecto relevante da atividade da escrita que tem sido estudado pela Conscienciologia são os processos mentais ocorridosdurante à noite após estarmos ocupados em escrever por muitas horas durante o dia. Vamos dormir cansados, com problemas para serem resolvidos no nível mental. Muitas vezes esses problemas poderiam nos levar a desistir do trabalho de investigação, tal a certeza que temos de que eles são intransponíveis. No entanto, é possível acordarmos com as respostas na mente daquilo que procurávamos. Basta se...
tracking img