Ficcionalismo e perspectivismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (646 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic] Universidade Federal do Rio de Janeiro



Trabalho de Metodologia Científica - 1( período de 2003
Prof. Jorge Vieira
Aluno: Ronaldo Santos da Silva
Tema:
Ficcionalismo ePerspectivismo


Perspectivismo pode significar a possibilidade de considerar uma coisa e, em geral, o mundo de diversos pontos de vista, todos eles justificados, de tal maneira que cada ponto devista ofereça uma perspectiva única e, ao mesmo tempo, indispensável acerca do universo.Toda visão individual proporciona apenas uma perspectiva, um fragmento do objeto presente; com isso, ficaria oconhecimento reduzido e limitado, mas não falseado. Considera-se também que exista uma série de perspectivas que somente podem ser descobertas no curso da história. A reunião das perspectivas efetivas epossíveis daria a imagem verdadeira de cada coisa e somente ela seria propriamente a verdade absoluta.
No ficcionalismo, consideramos que o conhecimento é explicado à base da utilidade biológica:o conhecimento se forma no esforço da adaptação do indivíduo ao meio e é, conseqüentemente, uma forma criada pela espécie para a sua conservação. Entretanto, neste contexto, o que o conhecimento faz éapenas, respondendo à sua finalidade biológica, criar ficções para a compreensão e domínio das situações problemáticas. Sendo assim temos o problema do individualismo acerca das observações. Cadaindivíduo então passa a ter uma maneira singular de interpretar os sinais que recebe de seu ambiente. O que é válido para um, pode não ser para outro. Mas isso não quer dizer que ambos estão certos ouerrados. Compreende-se que é necessário encontrar um ponto de equilíbrio entre tais interpretações, para que uma designação de um processo ou o conhecimento em si fiquem o mais próximo possível daverdade absoluta.
Um exemplo interessante é o método da parcimônia. O conceito, aplicado em estudos evolutivos, nos diz que a natureza sempre segue o caminho mais curto, o caminho no qual o gasto...
tracking img