Crescimento economico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2054 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Crescimento Econômico




UNIVERSIDADE DE GUARULHOS - UNG
Índice

• Introdução
• Teoria do crescimento Econômico
• Teoria do crescimento econômico e suas variações
• Crescimento e a diferença com o desenvolvimento econômico
• Política de promoção do crescimento
• Intervenção do estado no crescimento
• Desigualdade Social
• ConclusãoIntrodução

O crescimento econômico é determinado pela variação PIB e sua relação com o crescimento demográfico de um país.
A tecnologia, educação , o investimento das empresas em maquinas novas e modernas , novas formas de gestão e de coodernação .
O capital humano é indispensável e a capacidade de consumo da população
E as empresas investindo e gerando mais empregos, o povo começa ter um poder decompra maior e isso faz com o que o nosso poder econômico aumente.
O Brasil em 2012 se tornou a 6ª maior economia do mundo , superando grandes potencias como a Itália e Reino Unido.
O presidente do Banco Central disse em uma entrevista que os sólidos fundamentos da macroeconômicos do pais ratificam perspectivas de crescimento sustentável.
O termo de crescimento distinguem se desenvolvimentopor significa um aumento quantitativo da produção , cujas consequências serão o enriquecimento da nação e a elevação do nível de vida, mas sem a preocupação da melhoria das condições de vida da sociedade. Contrapõe se por isso ao desenvolvimento, que para além do crescimento propriamente dito , pressupõe sua repercussão sobre a qualidade de vida das pessoas e sobre o sistema social em geral ,ou seja , toma em atenção a estrutura de repartição dos rendimento a par do aumento do PNB.






Teorias do crescimento econômico

A forma de economias se distinguem se em vários tipos de falas, o certo preciso fazer essa distinção, de crescimento econômico (o falado em português brasileiro ou econômico que é o português europeu).
Existem varias teorias do crescimento econômico acorrente clássica , a corrente keynesiana ,a corrente neo- clássica , crescimento endógeno e entre outros.
Corrente Clássica
A corrente clássica, do século XVII e XIX defendia um limite máximo ao crescimento , Thomas Malthus defendia que o crescimento das nações , se assemelhavam as tribos: cresciam em população ate um ponto onde se tornou insustentável , onde a guerra , doenças ou imigração , comoa poucas circunstancia , faziam as pessoas a terem mais filhos , assim começando a elevação da população , o aumento cada vez maior , então ele defendia impor limites da terra arável .
Corrente Keynesiana
A corrente Keynesiana ilustrada pelo modulo de crescimento de Damodar- Harrod, baseia se na ideia que hoa uma relação entre os níveis de investimentos . Keynesiana acredita que este moduloassume que as principais fontes do crescimento dos países são os investidores ( capital físico , ou formação bruto de capital fixo). Nessa economia os investidores decidem seu nível de investimento conforme as suas expectativas e assim irão ditar o prazo desses investimentos. Mas ao fim , não há equilíbrio neste modelo.
Corrente Neoclassica
O modulo de Solow cria uma relação entre o PIB percapita, também denominado como produto . E o capital físico existem duas versões principais deste modelo : Sem progresso técnico e com progresso técnico.
A corrente Neo Clássica e explicado por uma variável exógena (resíduo de Solow ) , assumindo sempre em limite máximo ao crescimento.
Crescimento endógeno
O modulo onde o crescimento é explicado pelo próprio modulo, ao contrario do moduloneoclássico onde o crescimento é um dado exógeno. Este salto é dado com uma alteração de perspectiva sobre o capital. O economista português Rebelo criou em modulo , Rebelo assume que o capital físico com o capital humano , a vendo assim rendimentos constantes escala , e , por consequência, o crescimento econômico.
Path Dependecy, instituições e outras teorias, Path Dependecy e um modulo que...
tracking img