A importancia do adulto na sociedade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2406 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A IMPORTÂNCIA DO ADULTO NA SOCIEDADE
CARDOSO, Roseli Aparecida [1]
PELOZO, Rita de Cassia Borguetti [2]

RESUMO
O presente trabalho tem por objetivo enfatizar sobre a importância do adulto analfabeto na sociedade enquanto indivíduo trabalhador, ser pensante e produtor de ideias. Diante ao contexto, urge analisarmos sobre a metodologia utilizado pelo professor nassalas de alfabetização de jovens e adultos, de modo a inseri-los na produção cultural da sociedade em que vivemos. Conscientizar o adulto sobre a importância da alfabetização incide diretamente no posicionamento deste indivíduo em relação à educação de seus filhos. No entanto, em virtude de alguns problemas apresentados no cotidiano das salas de alfabetização, esta tarefa conscientizadora torna-seum desafio ao educador.
Palavras-chave: Alfabetização. Comprometimento. Trabalho. Conscientização

ABSTRACT
The present work has for objective to emphasize on the importance of the illiterate adult in the society while diligent individual, to be pensant and producing of ideas. Ahead to the context, it urges to analyze on the methodology used for the professor in the youngrooms of alfabetização of e adult, in order inseriz them in the cultural production of the society where you live. To acquire knowledge the adult on the importance of the alfabetização happens directly in the positioning of this individual in relation to the education of its children. However, in virtue of some problems presented in the daily one of the alfabetização rooms, this conscientizadoratask becomes a challenge the educator.
Keywords: alfabetização, letramento, comprometimento, work, awareness

INTRODUÇÃO

Nos dias atuais, apesar de tantas inovações e avanços tecnológicos, ainda há um grande número de adultos analfabetos. Diante ao contexto, cabe a escola e aos educadores buscarem caminhos, por meio de métodos adequados, para conscientizar o adulto sobre aimportância e necessidade de buscar novos conhecimentos, os quais podem incidir positivamente em condições de vida, principalmente em relação ao trabalho.
Para entendermos um pouco mais sobre a questão da alfabetização de jovens e adultos no Brasil optamos em fazer um breve histórico da trajetória da Educação de Jovens e Adultos, perpassando por questões fundamentais, como a diferenciação daeducação da criança para o adulto e as visões errôneas que a sociedade tem sobre o adulto.

BREVE HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL

Ao falarmos sobre a Educação de Jovens e Adultos podemos nos reportar a época do Descobrimento, quando os jesuítas utilizavam-se de estratégias para educar os indígenas adultos, com o intuito de transmitir valores e crenças. Nesta ocasião,a função primordial da educação tinha fins religiosos e não educacionais.
Para melhor efeito didático, delimitaremos o estudo a partir da década de 1930, quando a educação de jovens e adultos começa a ganhar espaço, devido às várias transformações ocorridas na sociedade, como o processo de industrialização e o grande número populacional da área urbana.
Nesta década, alfabetizar osadultos analfabetos significava “aumentar as bases eleitorais para a sustentação do governo central, integrar as massas populacionais de imigração recente e também incrementar a produção” (CUNHA, 1999).
Segundo CUNHA (1999)...

[...] com o desenvolvimento industrial, no início do século XX, inicia-se um processo lento, mas crescente, de valorização daeducação de adultos. Porém, essa preocupação trazia pontos de vista diferentes em relação à educação de adultos, quais sejam: a valorização do domínio da língua falada e escrita, visando o domínio das técnicas de produção; a aquisição da leitura e da escrita como instrumento da ascensão social; a alfabetização de adultos vista como meio de progresso do país; a valorização da alfabetização de...
tracking img