A importancia da sondagem de solo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2157 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO
Para começar um empreendimento imobiliário é necessário um estudo prévio de todos os fatores que envolverão o projeto, especialmente com elementos que estarão ligados a estrutura da edificação. Tendo em vista esta abordagem, o presente trabalho tem a finalidade de descrever e mostrar a relevância da sondagem que é umas das etapas fundamentais para a concepção do projeto.Analisando o cenário atual da construção civil foi constatado que algumas edificações de pequeno porte não utilizaram ou executaram de forma irregular o serviço de sondagem, isso foi notado a partir de estudos realizados em obras visitadas pelo grupo.
A razão pelo qual foi escolhido o tema é enfatizar a importância de conhecermos detalhadamente o solo onde será construída a edificação, uma vez que estesuportará toda a carga solicitante gerada pela edificação. Todos os trabalhos ligados à estrutura serão elaborados a partir deste estudo preliminar.
A sondagem é importante, pois detalha o ambiente onde a obra será erguida, evitando com isso uma série de patologias decorrentes de recalques sofrido pelo solo devido ao acúmulo de cargas, evitando assim possíveis retrabalhos. Pensando nisso, foramabordados casos reais onde a deficiência no conhecimento prévio do solo causou danos que prejudicaram no resultado final da obra.

2. EMBASAMENTO TEÓRICO

2.1 Definição
No final da década de trinta (1938), inicia-se a fabricação do primeiro equipamento de sondagem à percussão do país, na oficina mecânica do recém criado (1934) Instituto de Pesquisas Tecnológicas, IPT, anexo à USP. Oequipamento foi confeccionado com base no projeto e nas especificações trazidas dos USA, pelo então chefe do serviço de solos e fundações do IPT, Engº Odair Grillo. O processo de sondagem executado com o equipamento fabricado, era o de percussão com circulação d'água, realizado através de dois tubos. Um tubo de aço de duas polegadas de diâmetro, e outro tubo galvanizado de uma polegada de diâmetro, dotadode ponta cortante. A água era injetada pelo tubo galvanizado. O avanço do furo era feito pela ponta cortante e o material cortado, carregado para superfície pela água, que subia entre este tubo e o revestimento, e depositado num tanque. Para identificar o tipo de terreno atravessado pela sondagem foi projetado um amostrador de cilindro bipartido, que era conectado às hastes e introduzido atravésdo tubo de revestimento, todas as vezes que se notava mudança, tanto no material (subsolo sondado) como na coloração d’água. Para se quantificar a consistência ou a compacidade do solo, recorreu-se à medição do número de golpes de um peso de 60 Kg, caindo de uma altura de 75cm, necessários para cravação de 30cm de amostrador no solo. Este número de golpes foi correlacionado pelo uso corrente dométodo, com a compacidade dos solos arenosos ou com a consistência dos solos argilosos.
A sondagem é um estudo geológico do terreno. Quando se quer construir algo, antes de iniciar a obra faz-se um levantamento topográfico do terreno para saber o desnível (altimetria) e a área assim como medidas de largura e comprimento (planimetria) do terreno, a partir do levantamento faz-se a sondagem para saberqual é o tipo de solo, arenoso, argiloso ou siltoso, e com isto dimensiona a fundação para determinada obra. Por exemplo, se na sondagem apareceu que o solo é argiloso (muito mole) então a fundação tem que ser profunda porque o solo é ruim. A sondagem também determina em qual profundidade está o lençol d'água, se está a 4,8,10,14 metros de profundidade por exemplo. Se a sondagem determinar que oterreno é arenoso então a fundação pode ser rasa ou pouco profunda .
O método de sondagem mais comum é o SPT, trata-se de um equipamento que deixa um cilindro cair no chão de uma determinada altura repetidas vezes, de acordo com a velocidade que este cilindro vai afundando no solo o estudo geológico é feito, entao se o cilindro afunda muito rápido quer dizer que o solo é mole (argiloso) e se...
tracking img