Pilhas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1164 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1- Introdução

Uma célula eletroquímica é constituída por dois eletrodos, ou condutores metálicos, em contato com um eletrólito, um condutor iônico (que pode ser uma solução, um líquido ou um sólido). O eletrodo metálico e o eletrólito com que está em contato constituem o compartimento eletrólito. Os dois eletrodos podem partilhar o mesmo compartimento.
Quando um “metal inerte” é parte doeletrodo, o seu papel é, exclusivamente, de uma fonte ou sumidouro de elétrons. Ele não participa da reação, embora possa ser um catalisador da reação. Se os eletrólitos forem diferentes, os dois compartimentos podem ser unidos por uma ponte salina, que é um tubo contendo uma solução concentrada de eletrólito imobilizada num gel de ágar. A ponte salina completa o circuito elétrico e possibilita aoperação da célula.
Uma pilha galvânica é uma célula eletroquímica que produz eletricidade como resultada da reação espontânea que ocorre dentro dela. Uma célula eletrolítica é uma célula eletroquímica em que uma reação não espontânea é impelida por uma fonte externa de corrente.
O tipo mais simples de pilha tem um eletrólito comum aos dois eletrodos. Em alguns casos, os eletrodos metálicos têm queser mergulhados em eletrólitos diferentes, como na “pilha de Daniell” que tem um par redox Cu2+/Cu num eletrodo e outro par Zn2+/Zn no outro eletrodo. Numa pilha de concentração no eletrólito, os compartimentos eletrolíticos são idênticos, exceto no que diz respeito à concentração do eletrólito. Nas pilhas de concentração nos eletrodos, são os eletrodos que têm diferentes concentrações, seja porserem eletrodos a gás, operando a pressões diferentes, seja por serem amálgamas (soluções em mercúrio) com diferentes concentrações.

Na segunda metade do século XVIII, difundiu-se a ideia da existência de uma "eletricidade animal", a partir do fato de que certos animais, como a enguia, eram capazes de dar choques quando tocados, os quais eram similares aos efeitos de outros choques elétricos. Em1780, Luigi Galvani (1737-1798) descobriu que os músculos e nervos na perna de um sapo sofriam uma contração ou espasmo causados pela corrente elétrica liberada por um gerador eletrostático. A contração muscular também aparecia quando o músculo era colocado em contato com dois metais diferentes, sem que houvesse aplicação de eletricidade externa. Galvani chegou à conclusão que certos tecidosorgânicos geravam eletricidade por si próprios. Para ele estava claro que os músculos do sapo eram capazes de gerar "eletricidade animal", que ele julgou ser similar à eletricidade gerada por máquinas ou por raios.
Alessandro Volta, repetindo os experimentos de Galvani, concluiu que a eletricidade observada deveria ter origens mais simples, e que o tecido animal apenas conectava, inadvertidamente, osdois metais. Desta forma, o tecido orgânico atuava como um eletroscópio extremamente sensível, que permitia detectar uma corrente mais fraca que outras que tivessem sido estudadas com o emprego dos aparelhos disponíveis na época. Volta construiu a primeira bateria, que consistia de dois pedaços de metal distintos (zinco e prata), separados por discos de papelão umedecidos com uma solução salina eligados em série. Esta montagem foi chamada de célula galvânica e a combinação destas células formava uma bateria, cuja potência dependia do número de células que estavam conectadas. Este foi o primeiro método encontrado para a geração de uma corrente elétrica contínua. Ainda em 1799, Volta conseguiu aumentar a corrente com a utilização de cobre, zinco e papelão. Em 1836, John Frederic Daniell,procurando por uma forma de eliminar o problema da bolha de hidrogênio encontrado na pilha de Volta, usou um segundo eletrólito para consumir o hidrogênio produzido pelo primeiro, inventando a célula de Daniell, que consistia em um pote de cobre contendo uma solução de sulfato de cobre, na qual foi mergulhado um recipiente de cerâmica cheio de ácido sulfúrico e um eletrodo de zinco. A barreira de...
tracking img