A importancia da familia como parte integrante da escola no processo de ensino e aprendizagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 53 (13061 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO




O tema deste trabalho retrata a importância da família como parte integrante da escola no processo de ensino e aprendizagem em que a presença da mesma possibilita o melhor desenvolvimento do aluno, bem como reflexos positivos na escola e na comunidade.
A escolha pelo tema da pesquisa surgiu a partir da realização de estágios de observação em uma instituição deensino onde surgiu a necessidade de fazer um trabalho de aproximação de escola e família, ajudando a buscar canais de comunicação e colaboração com elas para planejar e estabelecer compromissos e acordos aumentando, dessa forma, a parceria de ambas mantendo uma relação que favorecesse o aprendizado escolar.
Sabendo-se que a educação é um processo contínuo que se desenvolve no ambientefamiliar e social, é importante fazer um estudo do contexto familiar na relação com o contexto escolar, como os primeiros contatos que o sujeito possui, voltando-se para como os pais veem seu papel no processo de escolarização dos seus filhos.
A parceria entre escola e família possibilita a reflexão sobre que modelo e que valores são necessários enfatizar na construção da personalidade e quelimites podem ser construídos para que cada um - tanto escola como família - possa de fato reconhecer a sua responsabilidade.
A problemática levantada refere-se à importância da relação família e escola no processo de ensino e aprendizagem numa escola municipal de ensino da cidade de Urandi- Ba, que surgiu a partir de experiências em sala de aula. E como essa relação entre ambas poderácontribuir para a aprendizagem dos alunos.
Este trabalho tem como objetivo principal investigar a importância da relação família e escola na rede pública municipal de Urandi-Ba dos alunos da 4ª série, especificando qual é a importância da família no processo de ensino e aprendizagem de seus filhos. E como objetivos específicos, analisar o desempenho escolar dos alunos que são acompanhados pelospais dos que não são; identificar como se dá a relação entre família e escola; e observar como é o acompanhamento dos pais em relação aos trabalhos realizados pela escola.
A metodologia pela qual se optou em trabalhar trata de uma pesquisa qualitativa e teve como hipóteses se a família é responsável pelo aprendizado e se sua participação poderá contribuir para o ensino e aprendizado dosalunos, não devendo a mesma permanecer em hipóteses, pois a problemática em questão necessita de uma verificação do assunto tratado, e a partir dessa análise dos dados poderá ser emitidos e questionados.
Com a finalidade de presenciar o contato direto entre os pais e a instituição de ensino, apontando dessa forma os resultados da análise, utilizamos como instrumento de coleta de dados: aobservação não participativa e questionários direcionados a pais, professores e alunos. Sendo que, os questionários foram direcionados a 01 professora; 45 pais e 47 alunos (sendo 29 do turno matutino e 17 do turno vespertino, onde possui 25 meninas e 22 meninos) e os alunos são de classe média baixa, possuindo a faixa etária de 9 a 15 anos.
Como referencial a pesquisadora utilizou dosseguintes autores que contribuíram para fundamentar essa pesquisa: BALTAZAR, José Antônio; MORETTI, Lúcia Helena; BALTHAZAR, Maria Célia; VILELLA, Maria; PENIN, Sonia T. de. Souza (2006); DANDA, Prado (1985); FREIRE, Paulo (1996); LÓPES, Jaume Sarramona (2002); MIELNIK, Issac (1989); NÉRECI, Imídeo Giuseppe (1977); PARO, Vitor Henrique (2000); SZYMANSKI, Heloisa (2009). GHIRALDELLI Júnior, Paulo (2008)todos esses autores descrevem sobre a importância da família na escola. 
O trabalho divide-se em três partes: capitulo I, em que se discute o Contexto histórico da relação família e escola em que o mesmo compreende a evolução dessas instituições; A importância da família na vida escolar dos alunos em que a família passa a ter um papel fundamental na vida escolar de seus filhos; A...
tracking img