Cerebro humano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2722 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
|
Cérebro Humano |
|
|
|
|

|

Disciplina: Psicologia B




“O nosso cérebro é o melhor brinquedo já criado: nele se encontram todos os segredos” – Charles Chaplin

Índice:

* Introdução
* Funcionamento global do cérebro humano: Espinal-medula e Cérebro
* Quais as diferenças do cérebro de um criminoso do cérebro de um individuonormal?
* Documentos: Entrevista a António Damásio sobre o caso de Phineas Cage

Introdução

Nós enquanto pessoas e a nossa vida estamos dependentes de fatores externos e internos. Para tudo o que fazemos é necessário que haja um normal funcionamento de estruturas fisiológicas cujo controlo está a cargo do sistema nervoso.
O sistema nervoso tem como função geral a coordenação dosprocessos que garantem o equilíbrio interno do organismo e o equilíbrio do ser humano no meio exterior. Na sua atividade, o sistema nervoso dispõe de dois subsistemas fisiológicos que se designam por sistema nervoso central (SNC) e sistema nervoso periférico (SNP).
O sistema nervoso central desempenha essencialmente as tarefas associadas ao processamento e coordenação das informações (processamentodas informações descodificando-as, decisão dos comportamentos que melhor se ajustam às informações e o envio de ordens de execução desses comportamentos aos órgãos convenientes). É constituído por duas estruturas nervosas: o cérebro e a espinal-medula.
O sistema nervoso periférico desempenha as tarefas ligadas à condução e circulação das informações.
O assunto que irá ser tratado eexplorado será o funcionamento global do cérebro humano, seus componentes e respetivas características.

Funcionamento global do cérebro humano: Espinal-medula e Cérebro

Como já foi referido na introdução, o sistema nervoso central tem como função geral a coordenação das nossas atividades. E constituído pela espinal-medula e pelo cérebro.

Espinal-medula

A espinal-medula é umamassa nervosa situada no interior e ao longo da coluna vertebral que lhe serve de proteção. E constituída por fibras nervosas que tem origem no cérebro e terminam nos órgãos, estas fibras nervosas ligam-se na espinal-medula, com o objetivo de permitir que os impulsos nervosos alcancem o seu destino. Em suma pode-se dizer que as funções da espinal medula são a função condutora (transportam informaçãosensorial para o encéfalo e do encéfalo para os músculos) e a função coordenadora (comunicação entre encéfalo e o organismo, coordenando as atividades reflexas).

Cérebro

Está localizado na caixa craniana, o crânio protege este órgão delicado em caso de traumatismo. O córtex, de dimensões razoáveis, constitui cerca de 90% da totalidade cerebral. O córtex cerebral tem como funçãocontrolar os movimentos voluntários e sua organização, a perceção, o pensamento, etc. É o córtex cerebral que nos torna humanos. O cérebro é dividido em três partes: o cérebro anterior, o cérebro medio e o cérebro posterior.
Cérebro posterior
Cérebro médio
Cérebro anterior



O cérebro anterior é constituído pelo Tálamo (recebe e transmite informação de e para o córtex cerebral), peloHipotálamo (em relação direta hipófise, regula o sistema endócrino, a fome, a sede, o impulso sexual, …) e pelo Sistema límbico que consiste em ter um papel importante na experiencia e expressão das emoções, na motivação e nos comportamentos agressivos.
O cérebro medio, liga o cérebro anterior ao posterior, é constituído pela formação reticular (desempenha um papel importante na atenção, namemória, sono e estado de alerta).
O cérebro posterior é constituído pelo bolbo raquidiano (que é um prolongamento da espinal-medula, tem um papel importante na receção de informações que provêm da cabeça, controla as funções vitais como o ritmo cardíaco, a respiração e a pressão arterial), o Cerebelo (é constituído por dois hemisférios que desempenham um papel importante na coordenação dos...
tracking img