A importância de sistemas de informação para competitividade 10

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1614 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Planejamento dos Recurso e Processo Produtivo

A IMPORTÂNCIA DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO PARA COMPETITIVIDADE LOGÍSTICA

PAULO NAZÁRIO

Nome:Danilo Silva Neves n°11 Nome:Luis Carlos A. Rosati n°17 Nome:Jaime Gomes da Silvan°16 Nome:Vagner Ramos n°29

Introdução

O avanço da tecnologia de Informação(TI) nos últimos anos vem permitindo ás empresas executarem operações que antes eraminimagináveis.Atualmente,existem vários exemplos de empresas que utilizam o TI para obter reduções de custo e/ou gerar vantagem competitiva.

A importância da Logística para o E-Commerce

Rede Integrada de Transporte
O fluxo de informações é um elemento de grande importância nas operações logísticas. Pedidos de clientes e de ressuprimento, necessidades de estoque, movimentações nos armazéns,documentação de transporte e faturas são algumas das formas mais comuns de informações logísticas.

O papel da informação na logística

Os clientes percebem que informações sobre status do pedido, disponibilidade de produtos, programação de entrega e faturas são elementos necessários do serviço total ao cliente

Com a meta de redução do estoque total na cadeia de suprimento

Para compensaressa variação cada elo da cadeia mantém um estoque de segurança, que são quantidades extras de estoque para não faltar produto. Na década de 60 Forrester, analisando a cadeia de suprimento de cervejas nos EUA, identificou que em alguns períodos os estoques eram excessivos por toda a cadeia, em outros havia falta de produto. Ele denominou este fenômeno de “efeito chicote”, devido a forma do gráfico.• Observe esta figura. Ela permite ter uma visão geral deste fenômeno. A linha vermelha indica a demanda de cada agente.

Com a meta de redução do estoque total na cadeia de suprimento parte 2
Um varejista, procurando evitar ruptura (falta de produto) em sua loja, mantém um estoque de segurança pelos motivos já indicados. O atacadista para garantir que não faltará produto para o seu cliente(o varejista), faz o mesmo, deixa disponível um estoque de segurança. A demanda total do varejista é: demanda do seu consumidor final, mais o seu estoque de segurança. A demanda total do atacadista é: esta demanda do consumidor final do varejista, mais o estoque de segurança do varejista, mais o seu próprio estoque de segurança. A propagação do estoque de segurança vai se ampliando através dacadeia de suprimentos, conforme é representado pela linha vermelha. Outro exemplo pode ser encontrado neste gráfico:

Com a meta de redução do estoque total na cadeia de suprimento parte 3

Temos aqui quatro elos na cadeia de suprimentos. Note que logo no segundo elo da cadeia (no revendedor) já não estamos mais falando da demanda real do consumidor, a demanda do revendedor já não representa maisa demanda do consumidor. Acontece que essa distorção da demanda real amplifica-se ao longo da cadeia. É possível visualizar claramente que a demanda para a fábrica é muito superior à demanda do varejista, porque o efeito chicote foi ampliado. Outro ponto importante é o tempo indicado no eixo horizontal do gráfico: perceba que quando a demanda do varejo começa a subir demora algum tempo para ademanda do fabricante subir também. A demanda do consumidor chega com atraso para a indústria. A informação sobre a demanda se distorce cada vez mais na medida em que se distancia da demanda real do consumidor. Neste outro gráfico podemos constatar o efeito chicote nos níveis de estoque:

A informação aumenta a flexibilidade permitindo identificar (qual, quanto, como, quando e onde) os recursos quepodem ser utilizados para que se obtenha vantagem estratégica.

Análise comparativa de modelos de alinhamento estratégico

Planejamento estratégico

O Planejamento estratégico é um processo gerencial que diz respeito à formulação de objetivos para a seleção de programas de ação e para sua execução, levando em conta as condições internas e externas à empresa e sua evolução esperada....
tracking img