Visao sistemica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1016 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ANHANGUERA EDUCACIONAL
FACULDADE DE CUIABA


 

RESENHA DA CRIACAO E DIALETICA

DO CONHECIMENTO 

 

CUIABA
2011 | |

INTRODUÇÃO

Hoje vivemos na sociedade repleta de conhecimento, sociedade essa que não usa máquinas, linhas de montagens ou robôs como "meios de produção". Seus meios de produção está na cabeça, na mente e nas mãos das pessoas que nelatrabalham. Este capitulo mostra um novo universo, principalmente de como devemos pensar sobre os paradimas da nossa era, de como podemos tirar vantagens sobre ele, obtendo ideias em cima dos temidos e intocaveis paradimas do mundo dos negocios.

Quanto mais complexos mais paradoxos vão sendo descobertos; os grandes empresários com muito mais conflitos internos, vão descobrindo como tirar vantagens deinúmeras situações.

O sucesso de poucas organizações nunca foi tão frágil, e são poucas que tem tido flexibilidade em mudar tão rápido quanto o ambiente que os cerca atitudes complexas.

Paradoxo e conhecimento

O paradoxo era algo a ser eliminado na sociedade industrial, por isso se baseou na natureza humana para soluções de problemas e tomada de decisões, desenvolvendo assim a visão daorganização como uma fonte de capitação de informações.

Neste processo o individuo era subordinado a tarefas de pouco raciocínio, sem precisar entender o processo num todo, e a organização tinha que lidar com a complexidade das dificuldades reais.

Conhecimento e dialético

O conhecimento também e criado dinamicamente, sintetizando o que aparenta o que aparenta ser opostos e contradições.

Adialética enfatiza duas características que são úteis nos dias de hoje.

A dialética é simplesmente uma forma de raciocinio logico, enfatiza duas caracteristicas: a primeira em vez de referir-se a algo estatico, refere-se ao processo e ao movimento. A segunda enfatiza os opostos, as mudanças que ocorrem atravez do conflito e da oposição.

Sintese de Tácito/Explicito

Uma orgnizaçao cria eutiliza conhecimento convertendo o conhecimento tacito em conhecimento explicito. Identificamos quatro modos de converterção de conhecimento.

1° Socialização: compartilhar e criar cnhecimento tácito atraves da experiencia direta

2° Externalização: Articular conhecimento tácito atraves do dialogo e da refleção.

3° Combinação: Sistematizar e aplicar o conhecimento explicito e a informação4° Internalização: Aprender e adquirir novo conhecimento tácito na pratica.

Sintese do individuo/organizacao

As pessoas apresentam diferenças individuais no desempenho do trabalho por dois motivos principais.
O primeiro é por cada um nascer diferente do outro e o segundo é por terem tido experiências de vida diferentes. E a personalidade do ser humano é resultante disto.
Ou seja, a vidadas pessoas irá depender desde como nasceram e foram criadas
. Os profissionais de recursos humanos nas organizações verificam o comportamento no trabalho e tentam aumentar os comportamentos que estão contribuindo para o desempenho organizacional.
Os comportamentos que não estão contribuindo são eliminados através de técnicas: treinamentos e dinâmicas de grupo. Penso que nos dias de hoje com asmudanças que aconteceram no mundo teríamos de ir mais além para estarmos julgando se um comportamento é mau ou não. Não basta só isso, é necessário verificar porque os funcionários vêm apresentando tais comportamentos que afetam ou não o desempenho.
Ou seja, é preciso verificar os fatores que vêm influenciando no desempenho. Se esses se devem a fatores pessoais, a tecnologia da empresa, aspolíticas da empresa ou aos estilos de liderança.
O que não podemos é ficar de braços cruzados diante dos problemas e sim investigar a razão deles estarem ocorrendo. Quando os objetivos do indivíduo não são atingidos ocorre a frustração.
Ela é representada por um incentivo negativo

Síntese da hierarquia/Força-tarefa

A hierarquia e a força-tarefa são duas estruturas organizacionais...
tracking img