Diabetes melitus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (526 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1-DIABETES MELLITUS

1.1: Introdução
É uma doença metabólica caracterizada por um aumento anormal da glicose ou açúcar no sangue, essa sendo a principal fonte de energia do organismo. Entretantoquando a glicose torna excessiva pode trazer várias complicações à saúde. São alguns nomes populares da Diabetes de Mellitus: hiperglicemia, açúcar no sangue e aumento de açúcar.
Essa patologia comojá foi dito anteriormente, é provocada pela deficiência de produção e/ou de ação da insulina, a qual leva sintomas agudos e complicações crônicas.
.2: Causas e Fisopatologia
Existem dois tiposfundamentais de causa da diabetes: falta de insulina e o mal funcionamento ou diminuição dos receptores das células beta.
Ambos os tipos de diabetes (tipo 1 e 2. Vide item 1.3) podem ser herdáveis,portanto a do tipo 1 em relação a herança genética, atinge-se em média 5% a 10%. Já a tipo 2 é desencadeada normalmente por hábitos não saudáveis, sendo a chance de adquiri-la maior com o avanço daidade. Acomete principalmente os idosos, hipertensos, dislipidêmicos.

1.3: Classificação da Diabete de Mellitus
TIPO 1
Ocasionado pela destruição da célula Beto do pâncreas, em geral por decorrênciade doença auto-imune, levando a deficiência absoluta de insulina. A causa dessa ainda não foi definida, apesar de estar associada a casos de constipações e outras doenças. A alimentação, o estilo devida não tem qualquer influência no aparecimento deste tipo de diabete.
TIPO 2
Pode ser chamado também como Diabetes Tardio, tem mecanismo fisiopatológico complexo e não elucidado. Por haver umadiminuição na resposta dos receptores de glicose presente no tecido periférico á insulina, leva-se em conta então a sua resistência. Acontecido isso, as células beta do pâncreas aumentam a produção deinsulina e, ao longo dos anos, a resistência a essa acaba por levar as células beta á exaustão.
DIABETES GESTACIONAL
É diagnosticada durante a gestação em paciente sem aumento prévio de glicose e...
tracking img