A imagem no ensino de nee

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3003 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Campus Académico de Vila Nova de Gaia Escola Superior de Educação Jean Piaget/Arcozelo (Decreto-Lei nº 468/88, de 16 de dezembro)

Pós-graduação em Educação Especial - Domínio Cognitivo e Motor

Perturbações do Desenvolvimento Humano

A imagem no ensino de crianças com Necessidade Educativas Especiais

Vila Nova de Gaia, fevereiro 2012

Perturbações do Desenvolvimento Humano

ÍndiceÍndice ................................................................................................................... 2 Índice de abreviaturas ......................................................................................... 2 Introdução ........................................................................................................... 3 A imagem no ensino de crianças comnecessidades educativas especiais ........ 4 A nossa reflexão .................................................................................................. 6 Adaptações de hardware para alunos com N.E.E. .............................................. 7 Aplicações de software para alunos com N.E.E. ................................................. 8 Conclusão......................................................................................................... 11 Bibliografia......................................................................................................... 12

Índice de abreviaturas
N.E.E. - Necessidades Educativas Especiais

Ano letivo 2011/2012

Página: 2

Perturbações do Desenvolvimento Humano

Introdução
O presente trabalho tem como objetivoresumir e analisar criticamente o artigo “A imagem no ensino de crianças com necessidades educativas especiais”. Este artigo enquadra-se no âmbito da disciplina de Perturbações do

Desenvolvimento Humano, na medida em é salientada a importância do papel das tecnologias da imagem no ensino e reeducação de crianças com necessidades educativas especiais, em particular, na deficiência auditiva e nadeficiência mental; e onde são destacadas também as potencialidades que as novas tecnologias oferecem no processo de melhorar a comunicação das crianças com N.E.E. Uma vez que o artigo em questão, data de 1993, e nos dias de hoje, as novas tecnologias se desenvolvem a um ritmo alucinante, a nossa reflexão levar-nos-á a uma análise das atuais tecnologias existentes, passíveis de serem utilizadas emalunos com N.E.E. Assim sendo, o presente trabalho encontra-se estruturado da seguinte forma: introdução, resumo do artigo “A imagem no ensino de crianças com necessidades educativas especiais”, e nossa reflexão – onde são analisadas algumas das atuais tecnologias existentes, quer a nível de hardware como de software, conclusão e bibliografia.

Ano letivo 2011/2012

Página: 3

Perturbações doDesenvolvimento Humano

A imagem no ensino de crianças com necessidades educativas especiais
O homem teve sempre necessidade de comunicar com o seu semelhante, ou seja, de transmitir os seus desejos, as suas ideias e os seus sentimentos. O sistema de comunicação estabelecido foi sendo cada vez mais complexo e baseando-se no seu próprio corpo. Foi desenvolvendo a necessidade de estabelecimentoda linguagem relevante. A privação do uso da linguagem, no percurso de uma criança, provoca muitas vezes prejuízos no seu desenvolvimento cognitivo. Crianças com a mesma faixa etária podem ser simultaneamente idênticas e diferentes. As crianças têm um processo particular de desenvolvimento, independentemente dos cuidados e necessidades educativas. Para que crianças com N.E.E. desenvolvam em plenoas suas capacidades é necessário que exista uma intervenção educativa especializada. As crianças com N.E.E. são crianças que apresentam alguma das seguintes características:     Diferenças sensoriais, motoras e físicas; Diferenças cognitivas; Dificuldade de relação, problemas emocionais e de comportamento; Crianças cognitivas e artisticamente superdotadas.

As N.E.E. variam de criança para...
tracking img