Quest

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5533 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
BANCO DE DADOS PARA O USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS

BORTOLOZZO, Ana Rita Serenato – PUC/PR anarsb@gmail.com Área Temática: Educação: Diversidade e Inclusão Agência Financiadora: Não contou com financiamento Resumo O presente artigo relata sucintamente o estudo, objeto da dissertação deMestrado da autora, que mapeou dados com informações e exemplos de práticas sobre a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nas situações de ensino de alunos com necessidades educacionais especiais (NEE) nas escolas do Paraná. O objetivo do estudo foi desenvolver um banco de dados - NEETIC, que subsidiasse a prática pedagógica dos professores que atuam com esses alunos.Participaram da pesquisa pedagogos, professores e diretores de 705 escolas e colégios públicos estaduais, que atuam junto a alunos com NEE ofertando-lhes atendimento escolar. Considerando o problema da pesquisa: “Como criar um banco de dados que sirva de referência para o professor que atua junto aos alunos com NEE, por meio da utilização das TIC, nas escolas públicas estaduais do Paraná?”, optou-se pelametodologia de pesquisa-ação. Os dados foram coletados por meio de um questionário, aplicado em cada uma das instituições. A análise dos dados enfatizou a abordagem qualitativa e quantitativa. A pesquisa adotou a mesma base teórica presente no Relatório do Projeto Tecnologias de Informação e Comunicação nas Necessidades Educativas Especiais, produzido pela Agência Européia para o Desenvolvimento emEducação das Necessidades Especiais. Fundamentou-se também em autores que tratam do uso das TIC na prática pedagógica e educação para as NEE e na formação de professores. Os dados coletados indicaram que algumas TIC estão nas escolas, porém, seu uso enquanto ferramenta pedagógica ainda é uma meta a ser perseguida. Os professores admitem a necessidade de formação e apoio para desenvolvimento depráticas centradas no uso das TIC para desenvolvimento da aprendizagem. A indicação dos professores admitiu que as trocas de experiências podem ser uma estratégia de formação continuada, e que a proposta do banco NEETIC poderá subsidiar a prática pedagógica no atendimento aos alunos com NEE. Palavras-chave: Tecnologias de Informação e Comunicação; Educação; Necessidades Educacionais Especiais;Formação de Professores; Prática Pedagógica.

2399

Introdução A utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na escola é hoje uma necessidade que não pode mais ser negada ou deixada de lado. Não se pode mais omitir a aplicabilidade pedagógica das TIC, pois elas estão cada vez mais presentes na vida das pessoas e não basta o professor conhecê-las, faz-se necessário utilizá-laspedagogicamente em suas atividades na sala de aula, com vistas à melhoria na qualidade do ensino e da aprendizagem de seus alunos. Ao longo deste artigo, trata-se do termo TIC ou Tecnologias da Informação e Comunicação, referenciado em Pastor (1998, p. 239), que afirma:

quando falamos de novas tecnologias da informação e comunicação, fazemos referência a todos os avanços tecnológicos que foram geradospelas diferentes formas de tratamento da informação (computador, CD-ROM...) e da imagem (meios de comunicação, televisão, vídeo, cinema, satélites...).

Ressalta-se, porém, que apesar do enfoque maior delas recair nas tecnologias geradas pelas diferentes formas de tratamento da informação como os computadores ligados à Internet, e da imagem como a TV, vídeo, DVD, retroprojetor, câmerasfotográficas, filmadoras, dentre outras, também os livros, os periódicos e as revistas são considerados tecnologias de informação e comunicação e que todas poderão dar respostas às necessidades provindas da diversidade dos alunos que se encontram nas escolas. Assim como o quadro de giz e os livros, as novas tecnologias potencializam as ações com vistas à aprendizagem, pois por meio delas pode-se...
tracking img