Pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1021 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PLANO DE AULA INCLUSIVO - DEFICIÊNCIA AUDITIVA
TEMA DA AULA: MEIO AMBIENTE
•1. Objetivos da Aula - Reconhecer a importância das minhocas para a terra e a contribuição da mesma para manutenção de um solo produtivo para o plantio.
•2. Conteúdos - Preservação do solo como meio produtivo para o plantio.
•3. Materiais Didáticos - Um aquário ou garrafa pet sem gargalo e transparente, areia,terra, esterco animal (pequena quantidade), água, saco de lixo preto, minhoca de diferentes tamanhos.
•4. Materiais Didáticos Adaptados - Vídeo com LEGENDA e cartazes com imagens sobre a montagem do minhocário.
•5. Descrição dos Procedimentos Didáticos para o Desenvolvimento da Aula
•5.1 . Organização da sala de aula e disposição dos alunos - A atividade será realizada no pátio externo daescola devido à manipulação de materiais que podem sujar muito a sala, porém, o início se dará na sala de aula no que diz respeito às orientações para organizar a arrecadação dos recursos necessários.
•5.2 Procedimentos para iniciar a aula - Conversar com os alunos em sala de aula sobre a importância da minhoca no ambiente, para a fertilização e recuperação do solo. Apresentar um vídeo LEGENDADOsobre o assunto e ao final apresentar um texto simples sobre a importância e a função da minhoca para o solo.
TEXTO: "A minhoca alimenta-se de restos de vegetais e animais mortos, reciclando a matéria orgânica, liberando o adubo (húmus) no final de sua digestão. Esse adubo é rico em nutrientes. Outro benefício ao solo é a movimentação da minhoca, através de túneis que arejam o solo (misturando ascamadas mais profundas com as superficiais)"
Solicitar aos alunos, que se unam em grupos para trazerem os materiais necessários para a montagem de um minhocário e os alunos com surdez deverão ser integrados nesses grupos para participarem ativamente da atividade.
•5.3 Desenvolvimento da aula - Montagem do minhocário: colocar no fundo do recipiente transparente a terra, em seguida a areia, oesterco, a terra novamente e assim intercalando todo material finalizando com o esterco. Colocar as minhocas e cobrir com o saco plástico preto.
Durante a montagem do minhocário conforme cada passo da montagem do minhocário for se desenvolvendo os alunos com NEE - Auditivo serão informados através da intérprete e das imagens em cartaz o nome de cada material e como deve ser montado.
•5.4 Finalizaçãoda aula - Ao final serão dadas orientações sobre a manutenção diária do minhocário (para os alunos com NEE - Auditivo será entregue uma cartilha), e orientações sobre a observação e o registro do processo que poderá ser feito em forma de representação (desenho) por todos os alunos.
•6. Síntese das Adaptações Realizadas para Alunos com NEE
Para que alunos com deficiência auditiva possamparticipar desta atividade, ao longo da discussão sobre o assunto será necessário exibir imagens com legendas. O estudante com deficiência auditiva também poderá acessar a Internet para pesquisa da sala de recursos, no contra turno. E também poderá se inteirar do processo de montagem através do intérprete, das imagens nos cartazes apontando cada etapa e da cartilha e também com a ajuda dos alunos ouvintes.•7. Justificativas para as Adaptações Realizadas Embasadas nos Textos Recomendados Sobre Aulas Inclusivas e Caracterização da Deficiência.
A educação inclusiva, sustentada pela política educacional, pressupõe que,
"[...] o aluno com necessidades especiais deve ter a possibilidade de freqüentar a escola regular, participando de todas as atividades [...] um dos pressupostos básicos dessaproposta é a necessidade de adaptações no ensino que promovam desafios constantes a todos os alunos e favoreçam seu pleno desenvolvimento social e cognitivo." (GLAT, 2007,p. 106)
No entanto, é preciso que a escola se respalde quanto à oferta de adaptações e suportes para os alunos NE, entendendo que os alunos NE em sua maioria necessitam de tais adaptações para que o ensino-aprendizagem se torne...
tracking img