A imagem da cidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (351 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A obra A imagem da cidade é o resultado de um estudo piloto que descreve e analisa três cidades americanas diferentes ? Boston, Los Angeles, e Jersey City ? a partir da interpretação que delas fazemum certo número dos habitantes de cada cidade. As ?imagens? registadas foram referenciadas num conjunto de cinco principais elementos considerados estruturantes na representação da cidade: as vias,que asseguram a conexão entre um ponto e outro; os limites, que representam a fronteira entre zonas da cidade que têm uma existência distinta; os pontos marcantes, edifícios, estátuas, parques, queconstituem os locais identificáveis e que genericamente informam o sistema de orientação numa cidade; os cruzamentos, pontos de intersecção, de passagem de uma actividade para outra (a estação doscomboios e do metropolitano, o aeroporto) por fim, os bairros essencialmente demarcados pelo reconhecimento de um carácter homogéneo. O modo como estas cinco categorias de elementos entram em relação com a?imaginabilidade? de uma cidade, com a capacidade de provocar uma sugestão sobre os espectadores e de ficar radicado nas suas memórias, constitui o âmbito essencial deste estudo.

Através defotografias e entrevistas aos cidadãos, Lynch leu e interpretou os fragmentos espaciais escolhidos em cada cidade ? os centros urbanos. Tentou perceber como os habitantes se orientavam, como se sentiamquando contornavam uma rua, quando se aproximavam de um cruzamento, qual a sensação perante um edifício ou um outro elemento urbano. Indagou o que apuravam os seus sentidos quando iam trabalhar ou quandovoltavam a casa, que tipo de sentimentos a cidade lhes despontava; enfim, a relação do ser humano e a cidade tal como era percebida pelo primeiro.
?A cidade é uma construção no espaço (?)?[1], mastão vasta que os nossos sentidos deixam de alcançar o espaço quando este existe mais além. Apreendemos, por isso, a cidade por partes e nesse processo a nossa mente retém as memórias e os significados...
tracking img