A igreja, o tomismo e o serviço social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (467 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Filosofia e Serviço Social
Estudo Dirigido (em dupla).
• PERGUNTAS.
1°) Defina cosmologia e sua relação com o nascimenoda filosofia.
R: A Filosofia surgecomo Cosmologia (lógos = razão, palavra, discurso, contar, calcular), ou seja, a compreensão de que o mundo é, sim, organizado, mas os fundamentos de suas explicações não são meramente seresantropomórficos, mas conceitos de nossa própria racionalidade. A Filosofia surge para substituir o modelo mitológico-cosmogônico, pelo cosmológico-racional. Não quer dizer que o processo anterior seja irracional,mas apenas se constitui como uma lógica imanente, no sentido de se atrelar ao psicológico ou a conteúdos que deem forma aos argumentos, enquanto que a Filosofia, ao se fazer e se constituir, vaipropor o modelo inverso, qual seja, em que a forma lógica constitui melhor os conteúdos do pensamento, ascendendo ao verdadeiro conhecimento.

2º) Qual a relação entre mito e filosofia?
R: A filosofiateria mascido por uma ruptura racional com os mitoa, sendo a primeira explicação cietinfica da realidade produzida pelo ocidente. A segunda resposta foi a parti de meados do século xx, quando osestudos antropólogos e dos históriadores mostraram a importância dos mitos na organização social em cultural da sociedade e como os mitos estão profudamente estranhados dos modos de pensar e de sentir deuma sociedade.

3°)Aponte e discurta os fatos históricos que foram decesivos para o surgimento da filosofia.
R: Através da viargem marítima, que permitiram aos gregos descobrir que não havia deusesou heróis ou qualquer outros seres fabulosos, e isto permitiu desmentir os mitos produzidos por alguns filosofos.
A invenção do calendário: forma de calcular o tempo e que mostra o tempo serepertindo no caso das quatro estações do ano; algo repetitivo que eles não compreendiam e pensavam que quem a produzia era forças dívinas.
A invenção da moeda: era uma moeda imaginaria como forma de...
tracking img