SERVIÇO SOCIAL E FILOSOFIA: DAS ORIGENS A ARAXÁ.

1925 palavras 8 páginas
FICHAMENTO: AGUIAR, Antônio Geraldo de. Serviço Social e Filosofia: das origens a Araxá. São Paulo: Cortez; Piracicaba: Universidade Metodista de Piracicaba, 3° ed. 1985.
PRESSUPOSTOS FILOSÓFICOS - NEOTOMISMO "O Serviço Social [...] fundamenta-se na Doutrina Social da Igreja. Do ponto de vista filosófico, terá por base o neotomismo. Os princípios de dignidade de pessoa humana, do bem-comum, entre outros hauridos em Santo Tomás, iluminaram a teoria e prática do assistente social, desde 1936 até 1960, de maneira preponderante. A partir de 1960, começa a haver uma ruptura [...] vemos o movimento chamado de reconceituação de Serviço Social. Sabemos que não existe a filosofia do Serviço Social, mas que no decorre de sua história e em contextos diferentes, embasa sua teoria e sua prática em diferentes filosfias. Uma delas foi o neotomismo." (p. 39)
RENASCIMENTO DO TOMISMO A filosofia de Santo Tomás de Aquino começa a ser retomada no final do século XIX. Leão XIII é quem propõe a restauração da filosofia tomista com o objetivo de "Unir os pensadores católicos para a conquista do pensamento moderno". (pág 40) A restauração ocorre com dois grupos de pensamento: o que apenas comentava Santo Tomás e a linha progressista que buscava uma associação com as ciências modernas por meio do confronto e estabelecimento de contato com elas. Da linha progressita destacavam-se Sertillanges, Maritain e Mercier. Sendo este último o principal e também responsável pela criação do Código de Malinas voltado para o campo social.
A FILOSOFIA DE SANTO TOMÁS: ALGUNS ASPECTOS Alguns aspectos importantes encontrados na filosofia tomista, que estão presentes na formação dos assistentes sociais, é a concepção de pessoa humana, conceitos de sociedade e bem-comum e questão ética. Santo Tomás tem como princípio fundamental: "Tudo é inteligível pelo Ser, idéia análoga, realizando-se no ato e na potência". A concepção de que o homem é um ser social faz com que se busque a felicidade geral da

Relacionados

  • Arquitetura
    21500 palavras | 86 páginas