A identidade do educador-gestor da escola básica

A ATUAÇÃO DE PEDAGOGOS EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES

O profissional conhecido por “Pedagogo” é um dos atores centrais nas instituições escolares, especialmente por lidar diretamente com a realidadedos alunos, da escola, buscando potencializar a qualidade da educação nesse espaço. Contudo, a evolução da profissão indica que, atualmente, há um aumento considerável nos campos de atuação daPedagogia. São vários os locais que contam com o seu trabalho. Um deles é a Superintendência Regional de Ensino e a entrevista com o profissional aconteceu justamente aí.
O entrevistado já trabalha nainstituição acerca de 10 anos, já tendo tido experiências anteriores em escolas públicas da rede estadual e municipal. Para ele, há uma diferença clara na atuação em ambos os locais:

O pedagogo escolarlida de forma mais direta com o cotidiano da escola, vivenciando as situações que fazem parte desse contexto, planejando e executando as ações pedagógicas “in loco”. Já o pedagogo de SER trabalha naimplantação e implementação das políticas públicas educacionais da SEE¬\MG à nível regional, prestando também assessoramento pedagógico às escolas estaduais da jurisdição e órgãos municipais deeducação.


A diferença básica entre ambos os campos é a amplitude do alcance da atuação: enquanto o primeiro trabalha de forma direta, pontual, o outro é marcado pela generalidade, pensando políticas deque alcancem um número maior de realidades, de espaços.
Como em qualquer outro local, há uma série de atribuições que são exigidas do profissional:

• Conhecer a legislação educacional sobre aorganização e funcionamento da escola, direitos e deveres dos alunos e professores, organização curricular, etc;
• Conhecer as diretrizes e metas de todos os programas e projetos da SEE implantados eimplementados pelas escolas;
• Expressar-se bem, ter domínio de conteúdo e de público para garantir qualidade na realização de reuniões, seminários, cursos e encontros com os profissionais da...
tracking img