A IDENTIDADE DO EDUCADOR-GESTOR DA ESCOLA BÁSICA

6848 palavras 28 páginas
03ª - OE02 - 607253 - A IDENTIDADE DO EDUCADOR-GESTOR DA ESCOLA BÁSICA
Inicio 17/03/2014 termino 31/03/2014
ORIENTAÇÕES:
Nesta quinzena, faremos a leitura do Texto: Atitudes de mudança pessoal, de MORAN. Esse texto é citado nas referências do capítulo que estamos trabalhando. Você encontrará o mesmo acessando o link que está disponível em sua página de aluno. Você pode também copiar e acessar na internet o endereço que está a seguir: http://www.eca.usp.br/prof/moran/atitudes.htm Bons estudos!

04ª - OE02 - 607253 - A IDENTIDADE DO EDUCADOR-GESTOR DA ESCOLA BÁSICA
Inicio 17/03/2014 Termino 31/03/2014
ORIENTAÇÕES:
Nesta quinzena, trabalharemos com a seguinte referência: NISHIMURA, Cecília Yoshiko I. Um “toc” na cuca: técnicas para estimular a criatividade. Este texto também é uma indicação das autoras do capítulo Aprendizagem na perspectiva educacional das organizações e o papel do pedagogo e está disponível no link em sua área de aluno ou no endereço a seguir, que você pode recortar e colar na barra de endereços da internet:

Bons estudos!
Um “toc” na cuca – técnicas para estimular a criatividade
Praticamente todo o nosso sistema educacional objetiva ensinar às pessoas uma única resposta certa. Isso pode ser ótimo em alguns problemas de matemática. Mas a vida é ambígua, nela existem muitas respostas certas e estas dependem do que você está procurando. Se pensar que só existe uma resposta correta, é óbvio que vai parar de procurar outras e, portanto, só vai encontrar uma.

Uma técnica para achar outras respostas certas é mudar as perguntas que servem para sondar um determinado problema. Por exemplo, quantas vezes você ouviu questões como “Qual é a resposta?” ,“O que significa isso?”, “Qual o resultado disso?”. Se você formular as perguntas no plural - “Quais”, descobrirá que as pessoas tenderão a pensar com um pouco mais de profundidade e a propor mais de uma idéia. Essa é a técnica das respostas múltiplas.

As respostas que você

Relacionados