Panorama historico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1282 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PANORAMA HISTORICO, FILOSOFICO E SOCIOLOGICO DA EDUCAÇAO.
Pesquisa:
(A) Empirismo e Criticismo:
Empirismo é uma doutrina filosófica que defende a idéia de que somente as experiências são capazes de gerar idéias e conhecimentos. De acordo com o empirismo, as teorias das ciências devem ser formuladas e explicadas a partir da observação do mundo e da prática de experiências científicas. Portanto,este sistema filosófico descarta outras formas não científicas (fé, intuição, lendas, senso comum) como forma de geração de conhecimentos.
CRISTISCISMO: O criticismo é o estudo metódico prévio do ato de conhecer e dos modos de conhecimento, ou seja, uma disposição metódica do espírito no sentido de situar, preliminarmente o problema do conhecimento em função da relação sujeito-objeto, indagandoas suas condições e pressupostos. Ele aceita e recusa certas afirmações do empirismo e racionalismo, por isso, muitos autores acreditam em sua autonomia. Entretanto, devemos entender tal posição como uma análise crítica e profunda dos pressupostos do conhecimento.
Conclui-se então, que pela ótica do criticismo, o conhecimento implica sempre numa contribuição positiva e construtora por parte dosujeito consciente em razão de algo que está no espírito, anteriormente à experiência do ponto de vista lógico.
(B) Áreas da filosofia:
Filosofia política: Estudo dos modelos sociais e políticos, assim como, a busca dos princípios ideais para a construção de uma ordem social mais justa.
Filosofia da educação: é um ramo do pensamento que se dedica à reflexão sobre os processos educativos, àanálise do(s) sistema(s) educativo(s), sistematização de métodos didáticos, entre diversas outras temáticas relacionadas com a pedagogia. O seu escopo principal é a compreensão das relações entre o fenômeno educativo e o funcionamento da sociedade.
Filosofia estética: Reflexão racional sobre agir humano, sob o ponto de vista das noções de bem e mal, do justo e injusto. Buscando, a partir daí, os valorescapazes de melhorar a vida individual e social do ser humano.
Filosofia ética: é um conjunto de conhecimentos extraídos da investigação do comportamento humano ao tentar explicar as regras morais de forma racional, fundamentada, científica e teórica. É uma reflexão sobre a moral.
Filosofia Moral: é o conjunto de regras aplicadas no cotidiano e usadas continuamente por cada cidadão. Essas regrasorientam cada indivíduo, norteando as suas ações e os seus julgamentos sobre o que é moral ou imoral, certo ou errado, bom ou mau.

2) COMENTARIO DO FILME Efeito borboleta
1 )Enlatados não nos acrescentam grandes surpresas, porém nos faz pensar sobre assuntos e teorias na quais muitas pessoas podem até já ter notado, mas nunca tiveram tempo para parar e pensar sobre o assunto, as diversashistórias e suas tramas que parecem não ter um final, chegam ao limite da paciência, porém explicam que cada um de nós é dono do seu próprio destino e as atitudes que tomamos os caminhos que escolhemos hoje terão um resultado num futuro próximo ou longe, independente do “poder” de voltar ou não e de concertar “erros”, o certo não existe, pois tudo gera uma conseqüência e uma reação, estamos a mercê dodestino como um jogo da vida, no qual uma pequena atitude poderá mudar drasticamente todo o futuro.
O que somos foi resultado de ações passadas e o que seremos será resultado de ações presente, um ciclo que explica grande parte do filme e da teoria que o envolve.
2 ) Que a gente deve sempre viver para o presente, para não nos arrepender no futuro. Qualquer ação que fazemos pode alterá-lo porcompleto, mas de nada adianta tentar voltar para consertá-lo, no filme mostra uma seqüência de acontecimentos que não condiz com realidade na vida real e impossível viverem tantas vidas de uma vez só no filme mostra algo fora da realidade mais ele nos serve para refletir das nossas atitudes e suas conseqüências em relação a nossa vida e as conseqüências dos nossos atos na nossa vida e dos que nos...
tracking img