A responsabilidade da ciencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (536 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Herbert Marcuse: A responsabilidade da ciência
O autor apresenta o pensamento de que, o cientista é responsável pelas conseqüências sociais da ciência. O autor é um filosofo polêmico e radical. Eleinterliga a ciência, a política e a ética, a teoria e a prática. Sendo que sempre houve a necessidade de se obter a informação, e também difundi-la de modo mais adequado, sabendo que estão (oscientistas) lhe dando com informações que influenciam não só na área da ciência, mas também na área técnica e até na economia de um país. O autor analisa as intenções do cientista, que segundo ele, é movidopela pura curiosidade, mas não levam em conta o uso social e as consequências de suas descobertas.
A partir da idéia central do autor, podemos observar que, mesmo tendo juízo que o cientista não podeprever as consequências sociais de seu trabalho, ainda sim é responsável pelo uso que se dá a sua descoberta, desfazendo a idéia de neutralidade. Podemos ver conhecimento e valores em conflito nomeio do texto. O uso indevido de informação que anteriormente era destinado ao progresso, resultando em destruição.
Hoje, não observamos grande mudança social. A ciência está voltada para outrosobjetivos, sendo que uma grande mudança agora transformaria nossas necessidades sociais de produção e consumo de produtos para necessidade de paz e tranquilidade. A luta é para uma realidade racional, o usodevido da ciência não destrutiva. O desenvolvimento da consciência para que o cientista não contribua para uma destruição, sendo a realidade do conhecimento ligada a política que é conscientementecorrupta.
Não podemos negar o melhoramento que a ciência proporciona em nosso cotidiano social, mesmo se tratando de mercadorias e o acesso à elas restrito a quem tem um certo grau de poder aquisitivo.Destrutivo ou não, estamos vivendo um progresso, ainda assim, estamos evoluindo em outras áreas da ciência. A medicina, por exemplo, está constantemente evoluindo e sem a o incentivo das verbas...
tracking img