O trabalho do professor um panorama histórico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1914 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]


SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA

LUCIANE RODRIGUES SALES MARIQUITO















trabalho interdisciplinar INDIVIDUAL
O TRABALHO DO PROFESSOR: UM PANORAMA HISTÓRICO



















Cornélio Procópio
2012

luciane rodrigues sales mariquito

















trabalho interdisciplinar INDIVIDUAL
O TRABALHODO PROFESSOR: UM PANORAMA HISTÓRICO












Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Sociologia da Educação, Psicologia da Educação, Processo Educativo no Contexto Histórico e Teoria Geral do Conhecimento.
Profs. Bernadete Strang, Carlos Eduardo de SouzaGonçalves, Marcia Bastos e Okçana Batini.
Tutora eletrônica: Claudia Veque Irias
Tutor(a) de sala: Neide Cacciolari










Cornélio Procópio
2012

Introdução


O presente trabalho tem por objetivo integrar todos os conteúdos das disciplinas estudadas no primeiro semestre da Universidade do Norte doParaná, do curso de Pedagogia, objetivando compreender o papel da escola e do profissional da educação, levando em consideração todos aspectos pertinentes do processo de transformação da educação nos últimos anos, ressaltando a importância dos professores, em busca do desenvolvimento de uma sociedade mais justa e democrática.PANORAMA DA EDUCAÇÃO NA ATUALIDADE




A educação vem passando por inúmeras transformações desde as origens no período colonial, até os dias de hoje. As mudanças em certos momentos tem sido benéficas, mas os progressos nunca foram suficientes para atender com qualidade toda a demanda de alunos.
Fazemos parte de uma sociedade que trás consigo, reflexos de inúmeras injustiças, ondepoucos são privilegiados com acesso a uma educação de qualidade. Hoje, percebe-se que as salas de aula estão lotadas, os professores sentem dificuldade de ministrar suas aulas devido ao desinteresse dos alunos pelo conteúdo que a escola transmite e também devido a insdisciplina que vem aumentando nos últimos anos, sem contar que os recursos tecnológicos que fazem parte da nova geração, quase nãosão utilizados pelos professores, pela falta de acesso ao conhecimento.
Se observarmos, inúmeros são os problemas que ocorrem quando o assunto em pauta, é a educação. Outros fatores, que também devem ser levados em consideração, é a ausência dos pais na educação dos filhos que tem se agravado muito nas últimas décadas em decorrência do próprio capitalismo, hoje, as mulherem precisamtrabalhar fora para assegurar as despesas familiares e com isso o processo de desenvolvimento dos filhos vão sendo realizado por terceiros, o que impossibilita uma boa formação inicial, embasada na compreensão dos valores familiares para exercer uma boa conduta na sociedade.


Sabe-se que o papel do professor vem sendo modificado no decorrer do tempo, cada período é demarcado porinúmeras diferenças dos objetivos propostos pela escola e educação, a que chamamos de correntes pedagógicas. Antes o professor detinha o conhecimento e repassava para os seus alunos o conteúdo e aquilo era tido como verdade absoluta, não havendo questionamentos do corpo discente, esse estudo era normalmente lido e repassado para eles sem reflexão ou visão crítica dos conteúdos, esta era a PedagogiaTradicional.
Hoje, podemos e devemos ensinar nossos alunos a pensar, a questionar e a aprender a ler a nossa realidade, para que possam construir opiniões próprias, Paulo Freire, nos ensina que “o cidadão, é o ser político, capaz de questionar, criticar, reivindicar, participar, ser militante e engajado, contribuindo para a transformação de uma ordem social injusta e excludente.” ...
tracking img