A hora da flexibilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1992 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A hora da flexibilidade

Em tempos de mudanças rápidas e alto grau de incerteza, estratégias de negócio aparentemente sólidas podem descarrilar com uma rapidez impressionante.
Um concorrente novo entra no mercado com um produto mais barato; o gosto do consumidor se direciona rapidamente para uma nova tecnologia; acontecimentos no mundo conspiram contra o acesso a matérias-primas fundamentais.As possibilidades de ruptura estratégica são intermináveis.
Para uma empresa ser bem-sucedida hoje, seus gestores precisam encontrar maneiras de melhorar a habilidade de suas unidades de negócios e da própria organização de identificar e reagir a mudanças no setor e no mercado. Seu objetivo: impulsionar a flexibilidade estratégica da empresa aprendendo de que
forma é possível descobrir asrupturas potenciais com antecedência e responder rapidamente.
Para a maioria das empresas isso não é fácil, como notam Katsu 0hiko Shimizu, da University of Texas, e Michael Hitt, da Texas A&M University, ambas nos Estados Unidos. Em um artigo de 2004 publicado na Academy of Management Executive, eles apresentam claramente as barreiras enfrentadas pelas empresas para construir flexibilidadeestratégica e identificam diversos passos que os executivos podem dar para superar esses obstáculos. As idéias dos dois, combinadas com os insights de outros especialistas e executivos de destaque, fornecem uma valiosa forma de trabalhar para melhorar a flexibilidade estratégica de sua organização.
O QUE É FLEXIBILIDADE ESTRATÉGICA
Shimizu e Hitt definem flexibilidade estratégica como uma capacidade daorganização para:
-Identificar mudanças importantes no ambiente externo à empresa.
-Reconhecer e agir prontamente quando é tempo de parar ou inverter compromissos com recursos existentes.
A dinâmica paisagem competitiva dos últimos anos acelerou o processo que tornou essas capacidades necessárias.
Pensemos na Polaroid. Aquela que um dia foi a rainha da foto instantânea levou anos para tomarconhecimento e responder aos avanços da imagem digital. Quando ela finalmente o fez, era muito pouco e tarde demais.
Não está claro se a Polaroid não enxergou as mudanças em seu setor, se optou conscientemente por ignorá-las ou se não tinha recursos para responder efetivamente.
De todo modo, a empresa exemplifica o que este artigo sugere ser um tipo de rigidez, como contraponto à flexibilidade.Independentemente do que tenha sido sua estratégia corporativa, a Polaroid parecia inabalavelmente comprometida com o que foi traçado mesmo quando os avanços tecnológicos a tornaram irrelevante.
É muito fácil transformar a aparente incompetência da Polaroid em piada, mas quanto sua empresa está preparada para lidar com o imprevisto?

CINCO PASSOS PARA A FLEXIBILIDADE ESTRATÉGICA
Desenvolver emanter flexibilidade estratégica raramente é tarefa fácil, até porque os gestores de todos os níveis têm vieses psicológicos e organizacionais. As seguintes medidas podem, entretanto, ajudar sua organização a ter uma postura flexível em relação à estratégia:
1. Medir e monitorar resultados
Na Dow Corning Corporation, a equipe de management sênior revisa a performance estratégica de cadainiciativa importante da corporação no mínimo trimestralmente. “Na realidade, monitorar é um processo que já tem seu fluxo porque nós nos encontramos com freqüência para revisar e avaliar a performance de um projeto em relação a alvos predeterminados”, explica Scott Fuson, principal executivo de marketing da empresa. “A Dow Corning está envolvida com dúzias de mercados diferentes, nos quais tudo mudaconstantemente, então o monitoramento próximo é essencial para manter os projetos no caminho certo e dentro do orçamento.”
Também é importante para as organizações, como observam Shimizu e Hitt, pensar bem sobre o que devem medir. Por exemplo, se seu objetivo é abocanhar uma fatia do mercado dominada por um rival, você não pode apenas medir o total de vendas, porque o mercado pode ter crescido e,...
tracking img