Mudas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3197 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1- INTRODUÇÃO

Área degradada é aquela que sofreu, em algum grau, perturbações em sua integridade, sejam elas de natureza física, química ou biológica. Recuperação, por sua vez, é a reversão de uma condição degradada para uma condição não degradada (Majoer, 1989), independentemente de seu estado original e de sua destinação futura (Rodrigues & Gandolfi, 2001). A recuperação de uma dadaárea degradada deve ter como objetivos recuperar sua integridade física, química e biológica (estrutura), e, ao mesmo tempo, recuperar sua capacidade produtiva (função), seja na produção de alimentos e matérias-primas ou na prestação de serviços ambientais. Nesse sentido, de acordo com a natureza e a severidade da degradação, bem como do esforço necessário para a reversão deste estado, podem serconsiderados os seguintes casos, de acordo com Aronson et al., 1995 e Rodrigues & Gandolfi, 2001:
As praticas conservacionistas são procedimentos realizados com o objetivo de manter o solo produtivo ou recuperar lhe as condições de produtividade. Algumas práticas visam o controle da erosão. Outras recuperam o solo, dando-lhe melhores condições químicas, físicas e biológicas.
As principaispráticas são - Adubação mineral, adubação orgânica, adubação verde e plantas de cobertura; sistemas de culturas, calagem; controle de queimadas; cobertura morta, rotação de cultura, consorciação de culturas, cultivos em nível ( em contorno), cultivos em faixas, reflorestamentos, pastagens, terraceamento, cultivo mínimo, plantio direto.
O Plantio de mudas apesar de ser uma forma mais onerosa derestauração de áreas degradadas, por aumentar as chances de sucesso do desenvolvimento das plântulas e diminuir a perda das sementes, o plantio de mudas de espécies nativas de rápido crescimento apresenta alta eficácia na restauração e com o passar do tempo proporciona o desenvolvimento de espécies vegetais de outros níveis de sucessão e a atração de animais frugívoros dispersores de sementes. Pelo altoíndice de sucesso dessa técnica, com a utilização de espécies de rápido desenvolvimento, cerca de um a dois anos após o plantio têm-se áreas onde espécies arbóreas venceram a competição com espécies invasoras herbáceas e gramíneas, através do sombreamento (Cavalheiro et al., 2002).
espécies de árvores nativas que ocorrem naturalmente nas florestas brasileiras, são usadas na recomposição dasmesmas, na recuperação das matas ciliares, na recuperação de áreas degradadas, arborizações urbanas, proteção de mananciais de água. As espécies florestais classificam-se de acordo com o papel que desempenham na sucessão ecológica como: pioneiras, secundárias e clímax.
- PIONEIRAS: as plantas pioneiras também são conhecidas como primárias, tem crescimento rápido, se desenvolvem bem a céu aberto etem tempo de vida curto na floreta entre 6 a 15 anos.As pioneiras normalmente são árvores de porte alto ( 18 m) e tem a característica de madeira ser considerada leve. Como as pioneiras se desenvolvem rapidamente, elas formam uma camada de sombra que servirá como proteção ao crescimento das plantas secundárias. Exemplos de espécies pioneiras: aroeira, mutambo, embaúba, capexingui, sangra d água.  - SECUNDÁRIAS: as plantas secundárias necessitam de sombra para o seu crescimento inicial e só se desenvolvem na fase intermediária de formação de uma floresta. As espécies secundárias tem um crescimento mais lento do que as pioneiras, porém, seu tempo de vida útil na floresta é maior., de 15 a 20 anos. Exemplos de espécies secundárias : ipês, jerivá, cajá ,genipapo goiaba, guariroba.  
-CLIMAX: são as plantas que se desenvolvem quando a floresta primária já está formada. São as plantas que formam o dossel da floresta e que tem maior longevidade de vida, chegando algumas espécies a atingir mais de 100 anos . As espécies clímax tem características de madeira pesada. Exemplos: jatobá,peroba rosa, cabreúva, pau Brasil.

1.1Goiabeira
Planta originária da América Tropical (sul da...
tracking img