A historia da loucura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1921 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A História da loucura:


Enquanto fenômeno psicossocial acompanha o homem em sua trajetória histórica. A loucura é um fenômeno tipicamente chamado, pois é somente quando afetado que o sujeito põe em questão seu ser constituindo as psicopatologias. Também passou a ser considerada apenas com relação à razão, pois, o movimento de referência recíproca, uma fundamenta a outra. Sendo assim a loucurapassa ater sentido no próprio campo da razão, fica designada como um momento essencial de sua própria natureza, percebendo agora que a loucura, “a verdade da loucura é ser interior à razão, ser uma de suas figuras, uma força e como que uma necessidade momentânea a fim de melhor certificar-se de si mesma” (Foucault, 1997).
No século XVII, o internamento não era um estabelecimento médico, masuma estrutura semijurídica que, além dos tribunais, decide, julga e executa. Na organização das casas de internamento, portanto, não se tinha presente nenhuma idéia ou liderança médica. Na organização das casas de internamento, portanto, não está presente nenhuma idéia ou liderança medica. A internação, portanto, é uma criação institucional própria ao século XVII e assume um sentido inteiramentediferente da prisão na Idade Média. É, assim, de uma invenção e não de uma evolução que Foucault trata. De um evento decisivo que rompe e modifica o sentido anteriormente reservado ao internamento. Um evento importante para a própria loucura, que agora é percebida no horizonte social da pobreza, da incapacidade para o trabalho e da impossibilidade de integrar-se ao grupo, modificando o seu sentidodrasticamente. Nasce, assim, uma nova sensibilidade em relação à loucura, na qual esta é arrancada de sua liberdade imaginária tão presente na Renascença e se vê reclusa pelo internamento e ligada à Razão e às regras da moral.
Hipócrates foi a primeira pessoa a ver a loucura de uma forma orgânica. Para ele a loucura tratava de um desequilíbrio entre os quatros humores ( bílis amarela, verde,potuita e sangue) foi o primeira a descrever que a loucura vem do cérebro. O Movimento Antimanicomial, se refere a um processo mais ou menos organizado de transformação dos Serviços Psiquiátricos, derivado de uma série de eventos políticos nacionais e internacionais. Distinguindo o normal do patológico: problematiza e aposta algumas possíveis respostas ( critica influencia da tradição positivista deAuguste Conte, na medicina de seu tempo (Geoges Canguilhem) a influencia da base cientifica tem como fenômenos patológicos, que são apenas variações de intensidade de seus “correlatos” psicológicos ou normais; ( Medicina estabelece seus conceitos de normal, e por consequência de patológico ( processo endógeno; ( conceito medico de normalidade: em relação entre normal e patológico não se da atravésde avaliação quantitativa. Para Canguilhem o processo patológico e exógeno e normativo, recebendo as noções de fatos e coeficientes funcionais da fisiologia.
Normal: plano individua da normatividade biológica que aceita as leis naturais em estado patológico dentro do funcionamento do próprio organismo obrigatoriamente relacionado com o meio.
Patologia: variação normativa da vida, mas não regidapela mesma norma que é a fisiologia, ou seja, ela deve ser relacionada à vida e não a saúde.
Processo saúde/doença:
Processo particular de expressão das condições de vida de uma sociedade representando as diferentes qualidades do processo vital e as diferentes competências para enfrentar desafios, agressões conflitos e mudanças tem uma dupla e contraditória natureza: biológica e psicológica.Doença mental: modelo de reapropriação individual, que revela o fracasso das tentativas de entender, superar evitar ou torna suportável os sofrimentos psíquicos, radicalizando o processo de alienação e fazendo o sujeito viver tenções sem expectativa de solução ou abolindo pólos das tensões individuo/sociedade, subjetividade/ objetividade.
A reforma psiquiátrica teve por objetivo a busca de outra...
tracking img