Historia da loucura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (556 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A loucura foi vista de diversas formas ao longo da historia. Foi vista como uma falha da natureza do homem, como um castigo, uma dádiva dos deuses, vontade exacerbada. Foucalt (1972) relata que ahistoria da loucura compreende a historia do surgimento da Psiquiatria.
Inicialmente, na Grécia Antiga, pode-se afirmar que a experiência da loucura não era tida de forma negativa ou como doença, pelocontrario, ela era vista de forma positiva, sendo considerada um privilegio. A loucura era tida como divina, vê-se tal fato pela forma como Sócrates e Platão a chamavam, utilizando a mesma palavra“manike” para designar tanto ao “divinatório” quanto o “delirante”, alegando que era através dos delírios que alguns privilegiados poderiam acessar verdades divinas. (Pelbart, 1989).
Durante os séculosXVII e XVIII, Foucalt (1972) o descrevem como sendo o período da Grande Internação, onde a incapacidade de trabalhar levar os loucos, juntamente com outras pessoas excluídas da sociedade como: mendigos,criminosos, velhos, a ocupar o lugar nos antigos leprosários, onde permaneciam neste local ate a morte.
Quanto a hospitalização, esta não possuía função medica, detinha um papel de reclusão, cujoobjetivo era de promover a ordem social. Os pacientes não contavam com assistência social. Assim os denominados loucos passaram a se diferenciar das outras pessoas pois não possuíam capacidade paraseguir ritmos da “vida normatizada”, o que reforçava ainda mais a necessidade de exclusão e reclusão dos mesmos. (Foucalt, 1972).
Já nos séculos XVIII e inicio do século XIX, passou-se a um novo conceitopsiquiátrico devido aos médicos Willian Tuke e Philipe Pinel (considerado o pai da Psiquiatria), onde a proposta seria a chamada “humanização dos pacientes”. Tirou-se as correntes dos pacientes, eforam introduzidas algumas praticas terapêuticas nos tratamentos. Porem isto deu lugar ao saber medico como absoluto, o que resultou em punições, isolamentos e servidão, comportamentos que eram...
tracking img